ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

São Caetano está de volta ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Entre os assuntos tratados na assembleia dos prefeitos foram as fortes chuvas do Verão 2018/2019

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 05/11/2019 16:43
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 05/11/2019
Compartilhar

Entre os assuntos tratados na assembleia dos prefeitos foram as fortes chuvas do Verão 2018/2019

 

Entre os assuntos tratados na assembleia dos prefeitos foram as fortes chuvas do Verão 2018/2019. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, participou da primeira assembleia geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC após o retorno do município ao colegiado. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (5/11), na sede da entidade, em Santo André.

Além de Auricchio, estiveram presentes os prefeitos de Santo André e presidente do Consórcio, Paulo Serra, de São Bernardo, Orlando Morando, e de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

O prefeito de São Caetano falou sobre o retorno do município ao Consórcio (Lei 5.789 de 16 de outubro de 2019). “Em razão do novo modelo de governança regional implementado pelo Consórcio, a partir da gestão administrativa de 2019, verificou-se a possibilidade de maximizar as políticas de governo por meio de planejamento e execução de forma conjunta, de estudos, programas projetos e ações demandadas pela região. Por isso, São Caetano está oficialmente de volta ao Consórcio e participando efetivamente, como sempre participou, de decisões conjuntas para o engrandecimento da região como um todo”, disse Auricchio.

ENCHENTES

Entre os assuntos tratados na assembleia esteve a explanação do coordenador do GT (Grupo de Trabalho) Gestão de Riscos, Rafael Antonio Teixeira das Neves, sobre as fortes chuvas do Verão 2018/2019.

Auricchio lembrou que, na época, São Caetano recebeu a pior chuva que presenciou na vida. Os dados apresentados foram alarmantes. Pelo quadro Pluviometria Registrada por Município 2018/2019, apresentado por Neves, São Caetano recebeu 33,5 milímetros de chuva em dezembro de 2018, passando para 216,5 milímetros em janeiro de 2019, 307 mm em fevereiro, 261 mm em março e 83 mm em abril/2019. O total acumulado de chuva no município no último verão foi de 901 mm, com média de 180,2 mm por mês.

“O mais impressionante foi que entre as 21h do dia 10 de março (domingo) e 0h de segunda-feira (11), caiu um verdadeiro temporal de 147 milímetros, em apenas 3 horas. Para se ter uma ideia, em todo o mês de março, choveu 261 milímetros em São Caetano. Foi uma verdadeira catástrofe”, explicou Neves.

APLICATIVO FUNCIONANDO

Outro ponto da assembleia foi a apresentação de dois novos canais do Consórcio Intermunicipal no auxílio ao combate às enchentes no Grande ABC. O aplicativo Alerta ABC voltou a funcionar plenamente, após período em desuso desde dezembro de 2018, por conta da não renovação de contrato com a empresa que o gerenciava.

Além do aplicativo, agora existem mais dois canais: facebook.com/cgeabc (facebook) e @cgeabc (twitter), que podem e devem ser acessados para verificação do clima e possíveis alertas de tempestades no ABC.

Diadema
O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e a Prefeitura de Diadema também acertaram o retorno. O prefeito Lauro Minchel (PV) enviou projeto de lei para que a Câmara de Diadema vote nesta quinta-feira (07/11) o retorno da cidade à instituição. Lauro se desligou da entidade em 2017.

 

 

- Públicidade -
Tags:chuvasconsórcio intermunicipalenchentesJosé Auricchio Júniorprefeitoprefeitosretornosão caetanoverão

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Auricchio faz prestação de contas na Câmara de São Caetano
Próximo artigo Fábio Jr. canta grandes sucessos em Jantar Show em Sto.André

Últimas notícias

Sistema Anchieta-Imigrantes recebe obras de manutenção e conservação
Sistema Anchieta-Imigrantes recebe obras de manutenção e conservação
05/01/2026
Maduro é levado a tribunal em NY sob forte esquema de segurança após extradição histórica
Maduro é levado a tribunal em NY sob forte esquema de segurança após extradição histórica
05/01/2026
Operação dispersa cerca de 800 pessoas em baile irregular no Parque São Bernardo
Operação dispersa cerca de 800 pessoas em baile irregular no Parque São Bernardo
05/01/2026
PM intercepta moto adulterada e prende condutor após perseguição em São Bernardo
PM intercepta moto adulterada e prende condutor após perseguição em São Bernardo
05/01/2026
Volta do feriado: Sistema Anchieta-Imigrantes registra congestionamento em diversos pontos
Volta do feriado: Sistema Anchieta-Imigrantes registra congestionamento em diversos pontos
05/01/2026

Recomendadas

Prefeitura de Ribeirão Pires atua em ocorrências causadas por chuva intensa
Ribeirão PiresCidadesRio Grande da Serra

Fortes chuvas causam estragos em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra neste domingo

05/01/2026
Mauá abre dois concursos públicos; um deles é exclusivo para a área da Educação
MauáPolítica

IPTU de Mauá ficará até 35% mais caro para a população

04/01/2026
Tarcísio alfineta Lula ao celebrar prisão de Maduro: "Venezuela vencendo a esquerda"
São PauloPolítica

Tarcísio alfineta Lula ao celebrar prisão de Maduro: “Venezuela vencendo a esquerda”

04/01/2026
Boulos, ministro de Lula, condena ataque à Venezuela e classifica ação como "imperialismo criminoso"
BrasilPolítica

Boulos, ministro de Lula, condena ataque à Venezuela e classifica ação como “imperialismo criminoso”

03/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?