ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

MP investiga se S.Bernardo descumpre lei que garante políticas para LGBTs

Administração do prefeito Orlando Morando terá de informar em 20 dias sobre a adoção de medidas de amparo ao público gay

Gislayne Jacinto
Última atualização: 22/05/2018 13:55
Por Gislayne Jacinto
Publicado 22/05/2018
Compartilhar

 Administração do prefeito Orlando Morando terá de informar em 20 dias sobre a adoção de medidas de amparo ao público gay

Marcelo Gil, presidente da Ong Ação Brotar, parabeniza Ministério Público por apurar aplicação se políticas públicas para população LGBT. Foto: Divulgação

 

A Promotoria de Justiça instaurou procedimento administrativo de acompanhamento contra a Prefeitura de São Bernardo para verificar se o município tem cumprido a legislação que garante igualdade de direitos, acesso aos serviços públicos e pleno exercício da cidadania à população LGBT.

O promotor de Justiça Jairo De Luca informou em sua portaria que tomou conhecimento de que pessoas encontram dificuldade, por conta da orientação sexual, de se inserir no mercado de trabalho e registrar boletins de ocorrência após serem vítimas de discriminação. Para a abertura do procedimento foram citados depoimentos da Ong Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual (ABCD’s) relatando que a população LGBT do Grande ABC carece da efetiva implementação de políticas públicas específicas e de que São Bernardo lidera o ranking de assassinatos de travestis.

Marcelo Gil, presidente dessa Ong, comemorou a decisão. “A população LGBT está desamparada, pois o poder público não dá uma assistência. Há travesti em caso de vulnerabilidade social que não temos para onde encaminhar. Em fevereiro, também tivemos uma travesti assassinada e foi encontrada em estado de decomposição perto da estação do Ferrazópolis. Precisamos que o poder público nos auxilie”, disse .

Marcelo também citou outros dois casos: um rapaz assassinado por um caminhoneiro em São Bernardo, no ano passado, por ter sido confundido como gay, e também de outro jovem que levou uma facada após uma discussão em prédio. Esse último episódio chegou a ser filmado.

O presidente da Ong calcula que a população LGBT em São Bernardo totaliza 80 mil habitantes. “O Ministério Público de São Bernardo está de parabéns. Tive vontade de chorar quando recebi a informação de que vão apurar o que está acontecendo”, afirmou.

Prazo

De acordo com o Ministério Público, foi expedido de ofício à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania no qual estabelece um prazo de 20 dias para o envio de informações sobre as políticas de proteção e respeito aos direitos das pessoas LGBT. “A Promotoria quer saber, por exemplo, se existe previsão de capacitação de profissionais e de representantes do movimento LGBT que atuam na defesa dos direitos humanos no município”.

O MP ainda também fez um pedido à Delegacia Seccional de Polícia para informar sobre os registros de ocorrências feitos nos últimos 36 meses em São Bernardo do Campo e ligados a infrações penais motivadas por preconceito e discriminação contra lésbicas, bissexuais, gays, travestis e transgêneros. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal deverão prestar esclarecimentos sobre estratégias adotadas para o cumprimento ao que estabelece a Lei Estadual 10.948/2001 nos atendimentos prestados a essa parcela da sociedade.

A Diretoria de Ensino de São Bernardo e a Secretaria Municipal de Educação também terão 20 dias para informar se estão aplicando a Lei Estadual 12.284/2006, que prevê a capacitação de educadores para a abordagem, como conteúdo obrigatório, da crítica à violência doméstica e à discriminação por raça, gênero, orientação sexual, origem e etnia.

A Promotoria ainda solicitou da Secretaria de Saúde o encaminhamento de dados ligados aos programas disponibilizados pela rede municipal de saúde à população LGBT.

A Prefeitura, administrada pelo prefeito Orlando Morando (PSDB), foi procurada, mas não deu retorno para se posicionar sobre o assunto.

Tags:gaysLGBTmarcelo gilministério públicoOrlando Morandoprefeitoprefeiturapromotoriasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Começa inscrição para Jogos Campeões da Vida de S.Bernardo
Próximo artigo Guarda de S.Bernardo flagra armadilha que capturava animais silvestres

Últimas notícias ABC Paulista

Com show emocionante da estrela sertaneja Simone mendes, Paço Municipal registra recorde de público; programação continua neste domingo
Simone Mendes lota segunda noite da Quermesse de Mauá em evento que já arrecadou 20 toneladas de alimentos
19/07/2026
lamine yamal messi
Você sabia? Messi já posou para fotos com outras crianças da Espanha além de Yamal
19/07/2026
neymar santos
Santos adota cautela para retorno de Neymar
19/07/2026
Santo André lidera em faturamento e quantidade de franquias no ABC no primeiro trimestre
Santo André lidera em faturamento e quantidade de franquias no ABC no primeiro trimestre
18/07/2026
Danilo Botafogo Palmeiras
Palmeiras mantém interesse por Danilo e vê acordo salarial se encaminhar
19/07/2026

Recomendadas

Prefeitura de São Caetano abre inscrições para oficinas culturais gratuitas do segundo semestre
São CaetanoCultura e Lazer

Prefeitura de São Caetano abre inscrições para oficinas culturais gratuitas do segundo semestre

19/07/2026
São Bernardo celebra gastronomia com sucesso do Pizza Fest SBC e abre inscrições para o Festival Gastronômico "Sabores da Gente”
São BernardoCultura e Lazer

São Bernardo celebra gastronomia com sucesso do Pizza Fest SBC e abre inscrições para o Festival Gastronômico “Sabores da Gente”

19/07/2026
Leandro Viana, de São Bernardo, conquista dois ouros nos Jogos Parasul-americanos na Colômbia
São BernardoEsporte

Leandro Viana, de São Bernardo, conquista dois ouros nos Jogos Parasul-americanos na Colômbia

19/07/2026
São Bernardo amplia presença da GCM na região central da cidade com Operação Bairro Mais Seguro
São BernardoCidades

São Bernardo amplia presença da GCM na região central da cidade com Operação Bairro Mais Seguro

19/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?