Universidade está entre os principais polos científicos e tecnológicos de investigação aplicada e fundamental em Portugal
A Região do ABC foi tema de dissertação de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra na manhã dessa sexta-feira. Com o título “Desenvolvimento Regional Industrial no ABC Paulista: o papel da indústria na economia da região ontem e hoje”, apresentada pelo estudante Pedro Gaspar, aborda as políticas de desenvolvimento no Brasil desde o início do século XX, com ênfase na região do ABC Paulista.
A tese também aborda o processo de desindustrialização vivido pela região e a centralidade das políticas desenvolvidas pelo poder local e a experiência do Consórcio Regional e a Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.
Formado em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade Fernando Pessoa em Portugal, Pedro agora é titulado como Mestre em Administração Público-Privada sendo aprovado com louvor e por unanimidade pela banca examinadora.
“Quero dedicar os conhecimentos adquiridos para ajudar na elaboração de políticas públicas de desenvolvimento local. Nós contamos na região com uma situação privilegiada, como a UFABC que tem desenvolvido diversos estudos, além da experiência pioneira do Consórcio. A solução para a região passa por políticas integradas das cidades e o fortalecimento da regionalidade.” – declara Pedro.
UNIVERSIDADE DE COIMBRA: UMA DAS MAIS ANTIGAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Fundada em 1290 pelo Rei Dinis I, a Universidade de Coimbra é uma das mais antigas ainda em atividade no mundo, sendo a maior e mais antiga de Portugal e declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2013.
A Universidade está entre os principais polos científicos e tecnológicos de investigação aplicada e fundamental em Portugal. Um dos supercomputadores mais potentes de Portugal pertence à Universidade de Coimbra e é gerido pelo Laboratório de Computação Avançada do Departamento de Física da Universidade de Coimbra.