ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Santo André

Polícia prende homem que falsificava bebidas em casa em Santo André

Homem de 40 anos é acusado de adulterar bebidas em sua própria casa, na Vila Príncipe de Gales

Gislayne Jacinto
Última atualização: 07/10/2025 23:26
Por Gislayne Jacinto
Publicado 07/10/2025
Compartilhar
Polícia prende homem que falsificava bebidas em casa em Santo André
Polícia prende homem que falsificava bebidas em casa em Santo André. Foto: Divulgação

Uma operação da Polícia Civil deflagrada em Santo André nesta segunda-feira (06/10) desarticulou um esquema de falsificação de bebidas alcoólicas que eram distribuídas em bailes funks nas comunidades do ABCD. A ação culminou na prisão em flagrante de um homem de 40 anos, acusado de adulterar bebidas em sua própria casa, na Vila Príncipe de Gales.

Contents
  • Outros denunciados no Estado
  • Metanol

A investigação do 4º DP (Distrito Policial) teve início após uma denúncia anônima e ganhou urgência devido à recente repercussão de casos de intoxicação envolvendo o uso de metanol em bebidas comercializadas ilegalmente. A Polícia Civil de Santo André intensificou a fiscalização e o monitoramento de possíveis pontos de produção clandestina.

O flagrante

A denúncia revelou que o homem preso envasava bebidas falsas na garagem de sua residência. Para chegar ate o criminoso, os investigadores fizeram a observação durante três dias e flagraram o indivíduo transportando caixas com rótulos de marcas conhecidas no banco traseiro de um Fiat Uno.

A delegada responsável pelo caso, Nathalie Murcia Dos Santos, informou que o homem  confessou informalmente que misturava bebidas de baixo custo com essências e corantes, envasando-as em garrafas de marcas renomadas para simular produtos autênticos.

Local insalubre e risco à saúde

O local de produção foi descrito pela polícia como “extremamente insalubre” e sem condições mínimas de higiene. Durante a busca, a polícia apreendeu uma grande quantidade de materiais:

  • Vasilhames e garrafas com líquidos de valor inferior.
  • Rótulos e selos falsificados.
  • Tampas e uma prensa utilizada para lacrar as garrafas.

A perícia também constatou falhas na impressão das tampas e dos rótulos. A Polícia  o homem  preso em flagrante  responderá por crime contra a saúde pública (artigo 272 do Código Penal). Ele optou por se manifestar apenas em juízo. O trabalho a partir de agora é descobrir outros envolvidos e os possíveis canais de distribuição do produto falsificado.

 

Homem de 40 anos é acusado de adulterar bebidas em sua própria casa, na Vila Príncipe de Gales
Homem de 40 anos é acusado de adulterar bebidas em sua própria casa, na Vila Príncipe de Gales. Foto: Divulgação

 

Outros denunciados no Estado

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) denunciou 11 homens e nove mulheres por envolvimento com a falsificação de bebidas no estado.

O grupo foi preso em flagrante, no dia 23 de setembro, por participação em esquema de adulteração de bebidas alcoólicas. Ainda Não há comprovação de uso do metanol.

A ação ocorreu três dias antes do alerta emitido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre os primeiros nove casos de contaminação por metanol no estado de São Paulo.

Segundo a Polícia Civil de Santo André, que conduziu a operação, a investigação era sobre crimes de receptação de bebidas alcoólicas que seriam distribuídas na cidade. Foram encontrados materiais usados na adulteração, como garrafas, rótulos, tampas e equipamentos de produção e armazenamento. No local, o grupo foi flagrado manipulando os produtos.

O promotor Felipe Ribeiro Santa Fé informou que havia “clara divisão de tarefas, demonstrando a estabilidade e permanência da associação criminosa; e revelando a gravidade concreta das condutas e o risco de reiteração delitiva”.

De acordo com o governo paulista, entre os presos e denunciados está o principal fornecedor de insumos para falsificação de bebidas do estado. No ano, já foram presas 41 pessoas acusadas de adulteração de bebidas.

Conforme o governo, as prisões realizadas até o momento não têm relação entre si e vínculo com o crime organizado.

Metanol

O governo paulista confirmou nesta segunda-feira (6) 14 casos de intoxicação por metanol no estado e duas mortes. Estão em investigação no estado 178 casos com a ocorrência de sete óbitos.

As principais linhas de investigação da Polícia Civil de São Paulo são contaminação por metanol usado na limpeza de garrafas reaproveitadas e uso de metanol para aumentar o volume de bebidas adulteradas.

O Ministério da Saúde anunciou que recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol no país após consumo de bebida alcoólica. Desse total, 17 casos foram confirmados e 200 estão em investigação.

Tags:bebidasfalsificaçãohomemmancheteprisãosanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Rio Grande da Serra adere ao Pacto pela Igualdade Racial Rio Grande da Serra adere ao Pacto pela Igualdade Racial
Próximo artigo Em São Bernardo, Caravana da Regularização Fundiária intensifica agenda nos bairros Em São Bernardo, Caravana da Regularização Fundiária intensifica agenda nos bairros

Últimas notícias

Homem tira a vida da ex-companheira em Diadema
Homem tira a vida da ex-companheira em Diadema
07/12/2025
Feminicídio em Santo André: ex-marido tira a vida de de farmacêutica
Feminicídio em Santo André: ex-marido tira a vida de de farmacêutica
07/12/2025
América Central é Campeão da 3ª Divisão de São Bernardo
América Central é Campeão da 3ª Divisão de São Bernardo
07/12/2025
Atrações com Palhacinho Fofura, Naruto e Mickey aproveitam a movimentação das atividades antes do Natal para percorrer ruas da cidade
Carreta explosão volta a São Bernardo do Campo e encanta moradores
07/12/2025
Prefeito Taka anuncia UPA no bairro Eldorado, em Diadema
Prefeito Taka anuncia UPA no bairro Eldorado, em Diadema
07/12/2025

Recomendadas

Diadema ganha nova base para Inspetoria Sul da GCM
DiademaCidades

Diadema ganha nova base para Inspetoria Sul da GCM

07/12/2025
fachada do 6º DP de Santo André
Santo AndréCidades

Tentativa de Homicídio em Santo André: Homem é ferido na Vila João Ramalho

06/12/2025
GCM detém homem após furto em farmácia no Rudge Ramos, em SBC
São BernardoCidades

GCM detém homem após furto em farmácia no Rudge Ramos, em SBC

06/12/2025
GCM de SBC prende quadrilha por roubo e perseguição após flagrante de furto de mercadorias
São BernardoCidades

GCM de SBC prende quadrilha por roubo e perseguição após flagrante de furto de mercadorias

06/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?