Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Polícia de SP apresenta novo sistema de câmeras corporais ao STF

Governo diz que modelo de sistema de câmeras corporais  atual é muito oneroso

Última atualização: 16/02/2025 22:21
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 16/02/2025
Compartilhar
Polícia de SP apresenta novo sistema de câmeras corporais ao STF
Polícia de SP apresenta novo sistema de câmeras corporais ao STF. Foto: Divulgação

A Polícia Militar de São Paulo reuniu-se na tarde desta sexta-feira (14), na capital paulista, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, para apresentar o funcionamento das novas câmeras corporais da PM Paulista. O encontro ocorreu no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

Segundo a assessoria do STF, o governador do estado, Tarcísio de Freitas, procurou mostrar que o modelo atual de armazenamento de imagens, que guarda as informações por três meses, é muito oneroso e compromete um orçamento que poderia ser utilizado para aumentar o número de câmeras. Tarcísio disse ainda que, com a nova tecnologia, já teria condições de aumentar o número de equipamentos de 10 mil para 12 mil e, em pouco tempo, a 15 mil.

Ao final do encontro, Barroso relatou que o comandante-geral da corporação, coronel Cássio Araújo de Freitas, fez uma apresentação do novo modelo de câmeras. “Explicando as razões pelas quais o estado entende que o modelo de gravação ininterrupta continua, mas que o custo do armazenamento estava muito elevado e que, portanto, eles estão introduzindo um novo modelo com outra tecnologia”.

“Foi extremamente esclarecedor e agora eu fiz as anotações, vou receber novas informações e, a partir daí, nós vamos decidir”, acrescentou o presidente do STF.

Em 9 de dezembro de 2024, Barroso determinou a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais pela PM paulista. Por essa decisão, os equipamentos deveriam ser capazes de gravar a ação dos policiais ininterruptamente. Ele atendeu a um pedido da Defensoria Pública de São Paulo.

Em nova decisão, de 26 de dezembro, Barroso limitou a obrigatoriedade das câmeras somente para “operações de grande envergadura”, incursões em comunidades vulneráveis e em operações deflagradas para responder a ataques contra policiais. O ministro reconheceu a alegação do governo paulista de que não teria câmeras suficientes para todo o efetivo da PM, que supera os 80 mil agentes. Ele ordenou que os equipamentos fossem destinados a regiões com maior letalidade policial.

Hoje, o coronel Cássio Araújo de Freitas, disse que os equipamentos utilizados pela PM serão capazes de gravar ininterruptamente a ação dos policiais. Também participaram da reunião o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.

Gravação ininterrupta

Em setembro de 2024, o governo de SP anunciou a assinatura de um contrato com a empresa Motorola para a compra de 12 mil câmeras corporais. O novo equipamento foi criticado porque, pelas regras do edital, o acionamento da gravação poderia ser feito pelo próprio policial ou por uma central de operações da polícia. Dessa forma, a gravação poderia ser interrompida durante as operações.

O novo modelo, previsto no edital, diferia do que estava em vigor, em que o equipamento fazia a gravação, sem cortes, da ação do militar. No contrato não estava previsto que a câmera fizesse gravação ininterrupta, ou seja, o policial, ou a corporação, poderia acionar o equipamento quando desejasse – ponto criticado por entidades de direitos humanos.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), isso seria compensado por outras funcionalidades, como o acionamento automático, por software, à distância pelo Centro de Operações da PM (Copom) e o acionamento manual pelo próprio policial.

O edital é alvo de ação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que é julgada pelo ministro Barroso.

Tags:apresentaçãocâmeraspolíciasão paulosistemaSTF

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Justiça manda soltar bolsonarista condenado por tiar a vida de petista no Paraná; Ex-policial penal cumprirá pena de 20 anos em prisão domiciliar Justiça manda soltar bolsonarista condenado por tirar a vida de petista no Paraná
Próximo artigo Paço Municipal lotado neste domingo de calor em São Bernardo Paço Municipal lotado neste domingo de calor em São Bernardo

Mais lidas

Beer's Festival promete diversão, música e espaço pet friendly em Santo André
Beer’s Festival promete diversão, música e espaço pet friendly em Santo André
15/05/2025
GCM de Mauá prende envolvido com tráfico de drogas no Jardim Zaíra
GCM de Mauá prende envolvido com tráfico de drogas no Jardim Zaíra
15/05/2025
Mais estrutura nas escolas: 30 agentes de cozinha serão convocados em Diadema
Mais estrutura nas escolas: 30 agentes de cozinha serão convocados em Diadema
15/05/2025
Novo mamógrafo amplia capacidade de exames em Diadema
Novo mamógrafo amplia capacidade de exames em Diadema
15/05/2025
Profissionais da educação paralisam atividades e fazem protesto em Mauá
Profissionais da educação paralisam atividades e fazem protesto em Mauá
15/05/2025

Recomendadas

Câmara de S.Bernardo aprova folga quinzenal a servidores que trabalham 12 por 36 horas
PolíticaMancheteSão Bernardo

Câmara de S.Bernardo aprova folga quinzenal a servidores que trabalham 12 por 36 horas

14/05/2025
GCMs do ABCD terão ações conjuntas e poderão avançar divisas em ocorrências
PolíticaManchete

GCMs do ABCD terão ações conjuntas e poderão avançar divisas em ocorrências

13/05/2025
Na madrugada, Marcelo Lima faz visita surpresa ao Hospital de Urgência
PolíticaSão Bernardo

Na madrugada, Marcelo Lima faz visita surpresa ao Hospital de Urgência

13/05/2025
Guto Volpi recebe visita do deputado Alex Manente para tratar sobre saúde mental
PolíticaRibeirão PiresRio Grande da Serra

Guto Volpi recebe visita do deputado Alex Manente para tratar sobre saúde mental

13/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?