Polícia Civil faz operação no ABCD contra fraudes na Sabesp e 10 são presos
Policiais de Santo André cumprem 15 mandados de prisão e 27 de apreensão em Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, SP, Guarulhos, Praia Grande e São Vicente
Policiais de Santo André cumprem 15 mandados de prisão e 27 de apreensão em Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, SP, Guarulhos, Praia Grande e São Vicente
A Polícia Civil de Santo André realiza nesta terça-feira (14/07), a operação “1791”, para cumprir 15 mandados de prisão e 27 mandados de busca e apreensão relacionados ao desvio de cargas de hipoclorito de sódio e outros derivados químicos.
A ação é coordenada pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Santo André e os mandados estão sendo cumpridos em Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, SP, Guarulhos, Praia Grande e São Vicente.
Até o momento, 10 pessoas já foram presas. Mais detalhes serão passados ao término dos trabalhos.
A Sabesp emitiu uma nota sobre o assunto. Leia
“Sabesp vai acompanhar as investigações e os desdobramentos do caso e tomará todas as medidas judiciais para ressarcimento de eventuais prejuízos junto a esses fornecedores. A Companhia já solicitou acesso ao inquérito policial e abriu procedimento interno para investigação.
A adição de cloro é uma das etapas do tratamento da água e seu uso é dosado durante o processo, que corrige a quantidade necessária do produto e os níveis de potabilidade, conforme estabelecido na legislação brasileira do Ministério da Saúde (Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017 do Ministério da Saúde).
A água distribuída é analisada em laboratórios com ensaios acreditados pelo INMETRO, o que assegura a qualidade da água fornecida aos clientes, sem riscos para o consumo.
Para esse controle, são realizados 90 tipos de testes e mais de 90 mil análises mensais que aferem turbidez, cor, cloro, coliformes totais, dentre outros. Esses resultados são enviados ao Ministério da Saúde e à Vigilância Sanitárias dos municípios”.