Polícia Civil abre inquérito para investigar denúncia de racismo no Metrô
Caso de racismo ocorreu nesta segunda-feira, no Metrô Ana Rosa, na Capital Paulista
Caso de racismo ocorreu nesta segunda-feira, no Metrô Ana Rosa, na Capital Paulista
Um caso de racismo ocorrido na noite dessa segunda-feira (02/05) no metro de São Paulo terminou com todos os envolvidos na delegacia. De acordo com a vítima, Welica Ribeiro, uma senhora branca perguntou se ela podia ‘tirar o cabelo’ de perto porque poderia lhe passar doença. A partir daí o irmão da vítima começou a filmar a cena, e houve uma discussão entre os passageiros presentes. O vídeo foi postado nas redes sociais.Após a discussão, os passageiros passaram a hostilizar a senhora, chamando-a de racista e impediram sua saída até a chegada dos seguranças do metro, que a escoltaram para fora da estação Ana Rosa, que fica na zona sul da capital.
De acordo com nota do Metrô, duas passageiras se desentenderam e uma delas foi acusada de injúria racial. Os agentes de segurança do Metrô atuaram na proteção das partes, posteriormente, a polícia foi chamada e as encaminharam para a delegacia.
“O caso citado foi registrado como injúria racial pelo 27º Distrito Policial. Todas as partes foram ouvidas e a vítima representou criminalmente contra a autora. A autoridade policial determinou a instauração do inquérito para esclarecer todas as circunstâncias do fato”, informou a Secretaria de Segurança Pública por meio de nota.
Veja o vídeo da confusão publicado em rede sociais
Caso de racismo provoca revolta no metrô 🚇 da estação 🚉 Ana Rosa – SP. pic.twitter.com/ANCQN3PoTP
— Wanderley Gomes de Oliveira (@wgolyver2100) May 3, 2022
O pior de tudo é que lei contra o racismo só funciona na teoria , pq na prática …. Nada vai acontecer com ela , que continuará ofendendo as pessoas por conta da cor de sua pele.#justica #racistaaopassarao pic.twitter.com/OiC67CZxvZ
— Gleice Santos🍀 (@Gleicesantos_q5) May 3, 2022