VOLTAR
  • Cidades

PM apreende uma tonelada de palmito extraído ilegalmente em S.Bernardo

Um homem foi preso; ação aconteceu durante a operação "Floresta Mais Segura"

  • PM apreende uma tonelada de palmito extraído ilegalmente em São Bernardo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/07/2020
  • Compartilhar:

Um homem foi preso; ação aconteceu durante a operação “Floresta Mais Segura”

PM apreende uma tonelada de palmito extraído ilegalmente em São Bernardo. Foto: Divulgação

 

A Polícia Militar Ambiental prendeu um homem, de 43 anos, envolvido com a extração ilegal de palmito-juçara. O flagrante aconteceu na manhã desta sexta-feira (17/07), no Parque Estadual da Serra do Mar, em São Bernardo. Na ação, cerca de uma tonelada da planta foi apreendida.

Uma equipe do 1º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) realizava ações preventivas durante a operação “Floresta Mais Segura”, quando entrou em meio à mata fechada, no local, e flagrou três suspeitos realizando o transporte de palmitos já extraídos.

Dois indivíduos fugiram ao perceber a equipe e não foram localizados. Um terceiro foi detido e indicou o acampamento usado para concentração do grupo. No local, foram encontrados e apreendidos para perícia 1.070 quilos de palmitos já extraídos.

O homem foi preso em flagrante e levado à Delegacia de Investigações de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) da cidade, onde foi autuado por causar dano direto ou indireto às unidades de conservação, permanecendo à disposição da Justiça.

Fábrica clandestina

Nesta sexta, na cidade de Juquitiba, também na região metropolitana, equipes do mesmo batalhão da PM Ambiental localizaram uma fábrica clandestina de palmito-juçara. Na ação, ocorrida na Estrada do Poncinho, um homem foi detido e 375 quilos da planta apreendidos, bem como 1.248 potes vazios, 13 tambores, 7 botijões de gás, 2 picadores, tambores de ferro, ácido cítrico e sal.