VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Plantio de cerejeiras marca Festival da Cultura Japonesa de Diadema

Atividade também teve como objetivo comemorar o Dia da Árvore 

  • Diadema teve Festival de Cultura Japonesa e comemorações no Dia da Árvore.
    Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/09/2019
  • Compartilhar:

Atividade também teve como objetivo comemorar o Dia da Árvore 

 

Diadema teve Festival de Cultura Japonesa e comemorações no Dia da Árvore. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

Para comemorar a chegada da Primavera, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou neste sábado (21/09), Dia da Árvore, o plantio de dez mudas de cerejeiras, como parte do Festival da Cultura Japonesa de Diadema. O evento, que já está na terceira edição, ocorreu no Parque Takebe, um espaço de lazer tipicamente oriental com lago, pórtico, trilhas e área verde, que fica no bairro Canhema.

De maneira inédita, na abertura foi realizada uma cerimônia de tradição japonesa para desejar bons fluidos e energia positiva a todos os participantes do evento. Um brinde com saque e a entrega de duas estatuetas do Daruma (boneco vermelho) considerado um talismã de boa sorte e símbolo de perseverança para os japoneses foram entregues aos secretários Paulo Fares, da Comunicação, representando o Prefeito Lauro Michels, e Tatiana Capel, do Meio Ambiente.

“Com este clima de positividade o nosso objetivo é que a cidade continue se desenvolvendo ainda mais regada de muita esperança e boas energias. O Festival de Cultura Japonesa está se tornando tradição na cidade e gostaríamos que esta festa continue sendo realizada todos os anos. A cultura japonesa é muito presente em Diadema e queremos fazer está integração para que a população tenha ainda mais acesso ao lazer e à cultura desempenhando sempre um trabalho coletivo em prol de todos”, comentou o secretário, Paulo Fares.

Aproveitando a florada das cerejeiras, o Festival da Cultura Japonesa de Diadema presta homenagem à tradição japonesa “hanami”, que é a contemplação da beleza dessas flores. Simbolicamente, uma das mudas de cerejeiras foi plantada pela secretária de Meio Ambiente, Tatiana Capel, “Hoje é um dia especial, Dia da Árvore e realizamos um plantio simbólico. Até o aniversário da cidade no mês de dezembro serão plantadas 1.000 mudas em homenagem aos 60 anos de Diadema. Vamos oferecer a população uma cidade mais arborizada com mais qualidade de vida, sempre preservando o Meio Ambiente”, afirmou.

Para atrair a atenção do público jovem, a edição do festival trouxe novidades como o torneio de Just Dance e o concurso de Cosplay, no qual os participantes, principalmente fãs da cultura geek se fantasiam de personagens de games, cinema e mangá (histórias em quadrinhos tradicionais do Japão). Os concursos, organizados pelo grupo Saga, teve como objetivo promover descontração geral dos visitantes .

“Participei da competição de Just Dance pela primeira vez e foi emocionante. Fiquei nervosa na hora, mas consegui acertar os passos. O mais legal foi poder competir”, comentou a jovem de 15 anos, Iasmin Ribeiro dos Santos.

Com atrações para todas as idades, a programação do Festival de Cultura Japonesa de Diadema contou ainda com diversas atrações artísticas típicas da cultura japonesa, como danças tradicionais, Aikido (luta samurai) e Taikô (tambores de guerra japoneses). Também houve exposição de orquídeas da Associação dos Orquidófilos de São Bernardo do Campo, oficina de escrita Shodô, da Bunka de São Bernardo do Campo e aulas de desenho mangá e arte origami com o SEAP (Studio Escola de Arte Paulista) e o CCMI (Centro de Convivência Municipal do Idoso) de Diadema. Os visitantes puderam participar ainda de oficinas de Kokedama, que significa “bola de musgo” em japonês (técnica para suspender arranjos de plantas), e Bonsai (árvores em miniatura, cultivadas em pequenos recipientes).

Com comidas típicas como yakissoba, temaki e uramaki, vendidas a preços populares, o Festival de Cultura Japonesa de Diadema já se tornou uma opção gastronômica e de lazer para moradores e visitantes que querem conhecer e vivenciar a cultura japonesa.

No local, o público de aproximadamente 2.500 pessoas também pôde usufruir de sessões de relaxamento e massagem oferecidas por alunos e profissionais da Fundação Florestan Fernandes,

Parque Takebe

Localizado na rua Yokohama, 118, no bairro Canhema, o Parque Takebe tem uma área de 10.231 m². Com características de jardim japonês, o espaço oferece passarelas sobre um lago e trilhas repletas de bambuzal, quadra esportiva, academia ao ar livre e playground. Antes de ser transformado em parque, a área pertencia a uma empresa de origem japonesa.

Okinawa

Como em Diadema há muitas famílias de origem japonesa, na cidade há templos e parques com características orientais. Exemplo disso é o Centro Cultural Okinawa do Brasil, que fica na avenida Sete de Setembro, 1.670 – próximo ao Paço Municipal. O clube japonês, parceiro da Prefeitura de Diadema, oferece atividades esportivas. No local, são realizados eventos públicos e privados, como shows musicais, formaturas, feiras empresariais, entre outros. No paisagismo do clube há um lago cujos traços reproduzem o formato do mapa das ilhas japonesas que dão nome ao clube.

Além disso, existem alguns templos com características orientais pela cidade, entre eles, o Templo Budista, que fica localizado na rua Japão, na região central.