Este Domingo (26/05) é dia de audiodescrição nas sessões o Planetário e Cinedome, de Santo André, que fica dentro da Sabina Escola Parque do Conhecimento. O recurso, que consiste na tradução de imagens com palavras, alternada com o som original e os diálogos, tem como objetivo proporcionar uma experiência mais completa e, consequentemente, mais emocionante, aos deficientes visuais. A novidade, chamada de “Domingo Inclusivo” estará disponível na sessão das 11h, com o filme “Aniversário do Pingo”, voltado para o público infantil, e “A Conquista de um Sonho”, às 15h, para o público intantojuvenil e adulto. A audiodescrição é opcional.
A adaptação foi feita pela empresa Ver com Palavras Audiodescrição, e a equipe do Planetário e Cinedome de Santo André ficou responsável por sincronizar estas inserções de descrições com as partes em que o som é original. O processo de adaptação de um filme para audiodescrição demora, em média, oito meses. “Quem opta por assistir com audiodescrição recebe fones de ouvido na entrada, para que ouça o filme com a descrição das imagens projetadas na cúpula, em alguns momentos-chave, e com o som original e os diálogos também”, explicou o coordenador técnico do Planetário, Luiz Cláudio Pereira. Quem desejar o recurso deve avisar logo na entrada, ao comprar os ingresso da Sabina, que incluem a sessão do Planetário.
Além das sessões com audiodescrição, no último sábado de cada mês, às 13h30, também acontecerá uma sessão extra chamada “Efemérides”, que abordará a configuração do céu e os fenômenos astronômicos que acontecerão no mês seguinte.
Público – Cerca de 3 mil pessoas por mês visitam o Planetário durante os finais de semana, além de 1,3 mil estudantes que comparecem no espaço com as escolas, em passeios agendados durante a semana. A equipe pedagógica do Planetário disponibiliza um plano de atendimento baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também leva em consideração a idade escolar das crianças. Para cada ano escolar, o Planetário disponibiliza um atendimento personalizado com sessões específicas relacionadas com o conteúdo abordado na escola.
Para o público espontâneo, o Planetário oferece quatro sessões aos finais de semana. São duas com enfoque voltado para o público infantil, às 11h. No sábado, às 11h, a sessão é como o filme “O aniversário do Pingo”, e no domingo, no mesmo horário, é exibido o filme “Uma pequena jornada pelo Sistema Solar”. Já as sessões das 15h, mais voltadas para o público adulto, são “Limite”, no sábado, e “Extrassolares” no domingo. A programação é diferente apenas nos “Domingos Inclusivos”.
Serviço
Sabina Escola Parque do Conhecimento e Planetário e Cinedome de Santo André
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Horário: Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André – Johannes Kepler pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina.
Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas
Mais informações pelo telefone 4422-2000
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…
Tráfego ficou lento do km 40 ao 49 do Rodoanel e causou transtornos ,principalmente nessa…