VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Planetário de Sabina terá sessões com audiodescrição neste domingo

 “Domingo Inclusivo” traz dois filmes adaptados de forma a alternar som original com momentos de descrição; sessões acontecem sempre no último domingo do mês

  •  “Domingo Inclusivo” traz dois filmes adaptados de forma a alternar som original com momentos de descrição.
    Foto: Divulgação/PSA
  • Por: Redação
  • Publicado em: 24/05/2019
  • Compartilhar:

 Domingo Inclusivo” traz dois filmes adaptados de forma a alternar som original com momentos de descrição; sessões acontecem sempre no último domingo do mês

 

planetário

“Domingo Inclusivo” traz dois filmes adaptados de forma a alternar som original com momentos de descrição. Foto: Divulgação/PSA

 

Este Domingo (26/05) é dia de audiodescrição nas sessões o Planetário e Cinedome, de Santo André, que fica dentro da Sabina Escola Parque do Conhecimento. O recurso, que consiste na tradução de imagens com palavras, alternada com o som original e os diálogos, tem como objetivo proporcionar uma experiência mais completa e, consequentemente, mais emocionante, aos deficientes visuais. A novidade, chamada de “Domingo Inclusivo” estará disponível na sessão das 11h, com o filme “Aniversário do Pingo”, voltado para o público infantil, e “A Conquista de um Sonho”, às 15h, para o público intantojuvenil e adulto. A audiodescrição é opcional.

A adaptação foi feita pela empresa Ver com Palavras Audiodescrição, e a equipe do Planetário e Cinedome de Santo André ficou responsável por sincronizar estas inserções de descrições com as partes em que o som é original. O processo de adaptação de um filme para audiodescrição demora, em média, oito meses. “Quem opta por assistir com audiodescrição recebe fones de ouvido na entrada, para que ouça o filme com a descrição das imagens projetadas na cúpula, em alguns momentos-chave, e com o som original e os diálogos também”, explicou o coordenador técnico do Planetário, Luiz Cláudio Pereira. Quem desejar o recurso deve avisar logo na entrada, ao comprar os ingresso da Sabina, que incluem a sessão do Planetário.

Além das sessões com audiodescrição, no último sábado de cada mês, às 13h30, também acontecerá uma sessão extra chamada “Efemérides”, que abordará a configuração do céu e os fenômenos astronômicos que acontecerão no mês seguinte.

Público – Cerca de 3 mil pessoas por mês visitam o Planetário durante os finais de semana, além de 1,3 mil estudantes que comparecem no espaço com as escolas, em passeios agendados durante a semana. A equipe pedagógica do Planetário disponibiliza um plano de atendimento baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também leva em consideração a idade escolar das crianças. Para cada ano escolar, o Planetário disponibiliza um atendimento personalizado com sessões específicas relacionadas com o conteúdo abordado na escola.

Para o público espontâneo, o Planetário oferece quatro sessões aos finais de semana. São duas com enfoque voltado para o público infantil, às 11h. No sábado, às 11h, a sessão é como o filme “O aniversário do Pingo”, e no domingo, no mesmo horário, é exibido o filme “Uma pequena jornada pelo Sistema Solar”. Já as sessões das 15h, mais voltadas para o público adulto, são “Limite”, no sábado, e “Extrassolares” no domingo. A programação é diferente apenas nos “Domingos Inclusivos”.

Serviço

Sabina Escola Parque do Conhecimento e Planetário e Cinedome de Santo André

Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)

Horário: Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André – Johannes Kepler pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina.

Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas

Mais informações pelo telefone 4422-2000