VOLTAR
  • Política

PF faz operação contra desvio de dinheiro em Mauá e São Bernardo

Há indícios contra 13 prefeitos e 4 ex-prefeitos; são 19 prefeituras investigadas no Estado de São Paulo

  • São Bernardo está na lista das cidades investigadas pela Polícia Federal.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 09/05/2018
  • Compartilhar:

Há indícios contra 13 prefeitos e 4 ex-prefeitos no País; são 19 prefeituras investigadas no Estado de São Paulo

São Bernardo está na lista das cidades investigadas pela Polícia Federal. Foto: Divulgação/PSBC

A PF (Polícia Federal) faz nesta quarta-feira (09/05) operação, em conjunto contra a Controladoria Geral da União, para desarticular cinco grupos criminosos suspeitos de desviar recursos da União destinados à merenda em municípios dos estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Distrito Federal. Na lista, estão dois municípios do ABCD: Mauá e São Bernardo.

Há indícios de envolvimento de 13 prefeitos e 4 ex-prefeitos na operação nomeada como Prato Feito. No Estado de São Paulo, 19 prefeituras são alvo de denúncia.

De acordo com a Polícia Federal, o grupo agiu nas cidades fazendo contato nas prefeituras por meio de lobistas, para direcionar licitações de fornecimento de recursos federais para a educação destinados ao fornecimento de merenda escolar, uniformes, material didático e outros serviços. A apuração encontrou 65 contratos suspeitos que ultrapassam R$ 1,6 bilhão.

A prefeitura de Mauá confirmou que a Polícia Federal esteve nesta quarta-feira no Paço em busca de processos administrativos referente a Secretaria de Educação. “A Prefeitura disponibilizou toda a documentação necessária e está colaborando com a investigação da Polícia Federal.O governo municipal atua de forma transparente e está à disposição para quaisquer esclarecimentos”, informou nota.

A Prefeitura de São Bernardo alegou que desde o início da gestão (2017/2020) não firmou nenhum contrato com empresas envolvidas na operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira. Os esclarecimentos prestados referem-se aos contratos de licitação de merenda escolar ocorridos na gestão anterior. Ressalta-se que a atual gestão da Prefeitura de São Bernardo vai, inclusive, colaborar com todas solicitações pedidas, bem como o curso da investigação.

Santo André

Apesar de a PF ter cumprido quatro mandados de busca e apreensão em Santo André, a Prefeitura informou que não tem conhecimento dessa operação e que até o momento não recebeu qualquer tipo de intimação e nem agentes da Policia Federal. “Esclarecemos também que a merenda em Santo André não é terceirizada, e sim fabricada por produção própria desde 1990, através da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). De qualquer forma, a Prefeitura se coloca à disposiçãodas autoridades para qualquer outro esclarecimento”, disse a nota da gestão do prefeito Paulinho Serra (PSDB)..