PF deflagra 2ª fase da Operação E o Vento Levou e cumpre mandado em S.Bernardo

Mais visitadas

Polícia Federal investiga possível envolvimento de pessoas e empresas em três Estados

 

PF deflagra 2ª fase da Operação E o Vento Levou e cumpre mandado em S.Bernardo. Foto: Divulgação

 

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25/07) a segunda fase da Operação “E o Vento Levou”, em São Paulo. A primeira fase da operação apurou desvio de dinheiro da empresa do ramo de energia, por meio do aporte de R$ 850 milhões em empresas privadas com posterior repasse de parte deste recurso por meio do superfaturamento de um contrato com  outras empresas, e escoamento dos valores através de sua transferência a várias empresas.

Foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo sete mandados de busca e apreensão, para os endereços das pessoas e empresas envolvidas com os fatos investigados, nas cidades de São Bernardo, Salvador/BA, Lauro de Freitas, Milagres/BA, e Nova Lima/MG.

De acordo com a PF, o dinheiro era convertido em espécie e distribuído a diversas pessoas. A nova fase tem como escopo o destino final do dinheiro, cujas provas produzidas até o momento apontam para pessoas e empresas de Minas Gerais e da Bahia. Esse foi um trabalho conjunto da PF, da Receita Federal e do Ministério Público Federal.

Aos investigados poderão ser imputados, na medida de sua participação nos fatos, os crimes de Associação Criminosa (art. 288 do Penal), Peculato (art. 312 do Código Penal), Lavagem de Dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/98), e Falsidade Ideológica (art. 299 do Código Penal) cujas penas, somadas, poderão resultar em 9 a 38 anos de prisão.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações