VOLTAR
  • Economia

Petroquímica e agronegócio: parceria para render bons frutos

Soluções petroquímicas desenvolvidas por empresas como a Braskem tem sido cada vez mais adotadas no campo e nas ativadades do agronegócio

  • Petroquímica e agronegócio: parceria para render bons frutos.
    Foto: Divulgação/ Braskem
  • Por: Redação
  • Publicado em: 16/09/2023
  • Compartilhar:

Soluções petroquímicas desenvolvidas por empresas como a Braskem tem sido cada vez mais adotadas no campo

Agronegócio

Petroquímica e agronegócio: parceria para render bons frutos. Foto: Divulgação/ Braskem

É indiscutível a importância do agronegócio na economia mundial e em especial no Brasil, onde responde por mais de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) e pela geração de 37% dos empregos. A pujança do agro está numa escalada crescente que tem muito a ver com a adoção de novos recursos, pois o avanço do uso da tecnologia contribui para alavancar a produtividade do setor. Aí entram em campo as soluções petroquímicas que tornam o plástico um parceiro importante para apoiar o desenvolvimento sustentável do agronegócio em três dimensões: social, econômica e ambiental.

É uma combinação que tem dado certo em diversas aplicações no campo porque promovem segurança alimentar, através de aumento de produtividade e redução de perdas de alimentos, ao mesmo tempo que permitem redução do uso de insumos e recursos.  É o caso dos silos bolsa para armazenamento de grãos, que podem ser instalados em qualquer lugar, com preço acessível e mantem a qualidade do alimento estocado por até 12 meses. Outro exemplo é o sistema de irrigação por gotejamento, que, além de aumento de produtividade, permite uso mais racional de água, energia e fertilizantes, para pequenas e grandes áreas cultivadas.

Já o mulching é uma cobertura do solo que evita o crescimento de plantas daninhas e mantem a umidade do solo e desta forma, elimina a necessidade de aplicação de herbicida na linha de cultivo, além de promover incremento de produtividade e precocidade na produção.

Por estas vantagens, as soluções petroquímicas desenvolvidas por empresas como a Braskem tem sido cada vez mais adotadas no campo e ganham novos contornos a partir do entendimento de que para o agro brasileiro se manter competitivo, é preciso trabalhar com produtividade e sustentabilidade. E as soluções de plástico podem ser contribuir nesta jornada do produtor, sem esquecer que devem fazer parte de um modelo de economia circular por meio da reutilização e do descarte adequado após o seu uso no campo e finalmente pela reciclagem.