VOLTAR
  • Variedades

Pesquisare abre inscrição em Sto.André para testar medicamento para tratar covid

Estudo clínico também verificará o potencial desse novo remédio para a redução do risco que decorre da Covid Longa

  • Pesquisare abre inscrições em Santo André para teste de  medicamento de COVID-19.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 01/09/2023
  • Compartilhar:

Estudo clínico também verificará o potencial desse novo remédio para a redução do risco que decorre da Covid Longa

Medicamento experimental covid-19

Pesquisare abre inscrições em Santo André para teste de  medicamento de COVID-19. Foto: Divulgação

 

O centro de estudos clínicos Pesquisare está recrutando participantes para o SCORPIO-HR, um estudo clínico global de Fase 3 com pacientes não hospitalizados e sintomáticos infectados pelo vírus SARS-CoV-2, o patógeno que causa a COVID-19. Essa pesquisa avalia um medicamento experimental para o tratamento da COVID-19 e seu efeito nos sintomas da COVID Longa. Podem participar do estudo adultos com 18 (dezoito) anos ou mais, portadores de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes, hipertensão ou doenças cardiovasculares, e que tenham testado positivo para COVID-19 nos últimos 3 dias, com a presença de um ou mais sintomas.

“Esse estudo clínico, que acontece em 20 países, foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde e pelos comitês de ética regionais, seguindo todos os protocolos para segurança e bem-estar dos participantes”, diz Rita Pellegrini, pesquisadora principal do estudo no Pesquisare. “Os estudos clínicos são uma oportunidade para que as pessoas auxiliem hoje os pesquisadores a promover avanços na ciência e nas práticas clínicas, com o objetivo de obter remédios mais eficazes no futuro. Novos medicamentos são necessários para oferecer opções de tratamento para pessoas que testaram positivo para COVID-19.”

Com a duração de cerca de 24 semanas, o SCORPIO-HR é um estudo clínico com um grupo de intervenção, para o qual o medicamento experimental será ministrado por 5 dias, e um grupo de controle, que receberá o placebo pelo mesmo período. Após serem admitidos no estudo, os participantes devem realizar pelo menos 8 consultas no Pesquisare para o monitoramento dos resultados, tendo todas as despesas relacionadas a esse comparecimento reembolsadas. As consultas poderão ser presenciais ou virtuais.

“Os estudos clínicos são essenciais para identificar abordagens adicionais para proteger nossas comunidades contra graves ameaças à saúde. Durante a fase de emergência da pandemia de COVID-19, a participação de milhares de pessoas em estudos clínicos foi um fator-chave para o desenvolvimento seguro e eficiente de vacinas, em estudos que obedeceram estritamente a protocolos internacionais de ética em pesquisa”, ressalta Rita. “Cada um de nós tem um papel a desempenhar na luta contra o COVID-19. Se você teve sintomas e testou positivo para COVID-19 nos últimos três dias, pode nos ajudar a compreender se é possível reduzir a duração dos sintomas da COVID-19. O Pesquisare tem orgulho de participar do avanço no desenvolvimento de novas terapias para COVID-19, por meio de nosso envolvimento no SCORPIO-HR.”

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO ESTUDO

Os requisitos para participar do estudo incluem ter 18 (dezoito) anos ou mais, ser portador de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes, obesidade, hipertensão ou doenças cardiovasculares, e ter testado positivo para COVID-19 nos últimos três dias, com a presença de 1 (um) ou mais sintomas relacionados a esta condição, como tosse, falta de ar, dor de cabeça, dor de garganta, perda de paladar ou olfato, diarreia e náuseas. Pessoas com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou que estão imunocomprometidas ou em tratamentos com imunossupressores também são elegíveis.

Não estão aptos a participar do estudo pacientes que tenham sido previamente hospitalizados para o tratamento da infecção com o SARS-CoV-2, estejam atualmente hospitalizados ou recebendo atendimento médico de emergência, planejam utilizar PaxlovidTM (nirmatrelvir/ritonavir), tenham histórico de cirrose ou problemas no fígado, ou que já tenham usado outras medicações orais, inaladas ou injetáveis para tratar esse episódio de infecção por SARS-CoV-2.

Para mais informações ou para se candidatar a participar do estudo, os interessados podem comparecer ao Pesquisare, na Avenida Dom Pedro II, 125 – Conjunto 72, às segundas, quartas e quintas-feiras pela manhã, das 8h às 11h30, ligar para (11) 97823-9025 / (11) 4432-2953, enviar um e-mail para contato@pesquisare.com.br ou preencher o Formulário para inscrição.

Sobre o ensitrelvir

Ensitrelvir é um inibidor experimental de protease 3CL desenvolvido por meio de uma pesquisa em parceria entre a Universidade Hokkaido e a companhia farmacêutica japonesa Shionogi & Co., Ltda. O SARS-CoV-2 possui uma enzima denominada protease 3CL, que é essencial para a replicação do vírus. O ensitrelvir impede a replicação do SARS-CoV-2 ao inibir seletivamente a protease 3.

Quem pode participar

  • Adultos acima de 18 (dezoito) anos portadores de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes, obesidade, hipertensão ou doenças cardiovasculares, que testaram positivo para COVID-19 nos últimos três dias e estão apresentando 1 (um) ou mais sintomas, podem estar aptos a participar do estudo no Pesquisare
  • Pessoas com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou que estão imunocomprometidas ou em tratamento com imunossupressores, também são elegíveis