VOLTAR
  • Economia

Pesquisa revela que S.Caetano é a melhor cidade do Brasil para investir em negócios

Estudo da consultoria Urban Systems foi divulgado nesta quinta-feira 

  • Estudo da consultoria Urban Systems, no qual São Caetano aparece em primeira do ranking, foi divulgado nesta quinta-feira.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/10/2019
  • Compartilhar:

Estudo da consultoria Urban Systems foi divulgado nesta quinta-feira 

 

Estudo da consultoria Urban Systems, no qual São Caetano aparece em primeira do ranking, foi divulgado nesta quinta-feira. Foto: Divulgação

 

Estudo da consultoria Urban Systems aponta São Caetano como a melhor cidade do País para se investir em negócios. O levantamento, que analisa o potencial de desenvolvimento de cidades com mais de 100 mil habitantes, é realizado anualmente em parceria com a Revista Exame, que publicou o ranking nesta quinta-feira (10/10).

Essa é a primeira vez que São Caetano alcança o topo do levantamento, realizado desde 2014 (em 2018 ficou na segunda colocação). O melhor IDH do País, a desburocratização para a abertura de empresas, o estreitamento com as universidades locais, a localização privilegiada e a expansão da rede hoteleira são alguns dos principais fatores que contribuem para o ambiente favorável à instalação de empresas. Destaque, ainda, para a excelência na prestação de serviços públicos e para a vitalidade econômica do município.

O prefeito José Auricchio Júnior atribui o resultado ao incentivo à diversificação da atividade econômica. “Nunca vamos abrir mão de nossa vocação industrial, mas temos estimulado o crescimento de outros segmentos empresariais”, afirma.

Serviços, indústria, comércio e construção civil têm papéis fundamentais na atual conjuntura econômica da cidade. Juntos, representam 95% dos mais de 110 mil empregos do município, o que faz São Caetano ter mais postos formais de trabalho do que população economicamente ativa, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Estes setores, aliados às políticas públicas eficientes, formam uma cadeia próspera, capaz de assegurar este cenário favorável à atração e manutenção de empresas por muitos anos.

A Revista Exame destaca que, de 2014 (ano do primeiro levantamento) para cá, o País passou da euforia à recessão. E que, neste sentido, as melhores cidades para fazer negócios são aquelas que consistentemente investiram em políticas públicas e souberam explorar suas vantagens.

O ranking analisou 27 indicadores, com peso diferenciado conforme a importância e a atualidade. Atrás de São Caetano ficaram Vitória e São Paulo, segunda e terceira colocadas, respectivamente.

Confira algumas razões para investir em São Caetano:

– Cidade com completa infraestrutura, o que reflete em seu perfil econômico e na elevada qualidade de vida da população;

– Localização privilegiada: fácil acesso às principais rodovias do País; ao Porto de Santos e aos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos;

– Integra região extremamente desenvolvida e provida de recursos abundantes, o Grande ABC, com forte dinamismo industrial, mão de obra qualificada e excelente infraestrutura na educação e saúde;

– Alta expectativa de vida da população (78 anos);

– Baixíssima taxa de mortalidade infantil (duas mortes a cada mil nascidos vivos na rede pública);

– Grande gerador de mão de obra qualificada;

– Direciona elevados investimentos para a saúde, educação, segurança, infraestrutura e qualidade de vida da população;

– Taxa de alfabetização superior a 99%;

– Maior IDH do País;

– Possui 100% de saneamento básico: esgoto 100% coletado e tratado, lixo 100% coletado e com destinação final adequada e 100% das residências com abastecimento de água. É um dos três municípios do País a conquistar esse índice em todos esses aspectos (os demais são Rio Claro e Piracicaba);

– Possui rede hoteleira em expansão, comportando o turismo de negócios;

– Cidade mais segura da Região Metropolitana de São Paulo, segundo o IPEA e o Instituto Sou da Paz;

– Promove ações sociais para inserir os jovens no mercado de trabalho (Programa Agente Jovem);

– 98% dos docentes do Ensino Médio possuem Ensino Superior.

– Possui atividade econômica forte e diversificada, o que resulta em mais empregos do que população economicamente ativa (PEA).