
Existem histórias inspiradoras que nos fazem refletir e encontrar forças para seguir em frente. Não é à toa que “Desistir Nunca” é um dos lemas de Francisco Penha, que tem coragem, resiliência e superação como triunfos em sua trajetória de sucesso.
Nascido em Rancharia, interior de São Paulo, Penha, como é mais conhecido, começou a trabalhar com 14 anos. Aos 18 anos, recebeu uma oportunidade para trabalhar como office boy em São Paulo. Progrediu rápido na carreira e, antes de completar 27 anos, já havia ocupado vários cargos de liderança em empresas de grande porte, tendo em seu histórico profissional diversas experiências internacionais.
No entanto, aos 45 anos, sua vida sofreu uma reviravolta. Descobriu que tinha otosclerose – doença degenerativa do osso que forma o ouvido interno e dificulta a transmissão do som, provocando surdez. Precisou passar por uma cirurgia complicada e por conta de um erro médico, perdeu totalmente a audição do ouvido direito e parte do ouvido esquerdo.
Penha ficou seis dias em coma em uma Unidade de Terapia Intensiva e mais seis meses de cama, sem poder trabalhar, pela perda da audição ter prejudicado também o labirinto, causando perda do equilíbrio para se locomover. Voltou à ativa quando o Brasil estava sob o Plano Real e perdeu tudo! Para pagar suas dívidas, teve que vender suas propriedades. Afinal, desistir? Nunca!
Esse período difícil resultou em meses de recuperação da sua saúde e uma situação financeira precária. Para enfrentar essa nova realidade, em 1994 ele e sua família, esposa e três filhos pequenos, decidiram recomeçar a vida, passando a ser camelô vendendo produtos nas estradas e criou o nome “Vovó Mocinha” para identificar sua marca e seus produtos. “Montava minha barraca na rodovia, organizava as caixas térmicas com rãs congeladas e colocava faixas escrito ‘rã direto do criador’. Vendia também balas de coco gelada e sorvetes”, lembra.
Sem dinheiro e com dificuldade até para se alimentar, Penha foi tomado pelo desespero, chegando ao ponto de tentar tirar a própria vida, num certo dia, trabalhando em sua barraca na Rodovia Raposo Tavares, subiu em um viaduto para se jogar, foi quando ele sentiu a presença de Deus, pedindo para ele ir para casa, cuidar dos filhos e de sua esposa, pois muitas coisas ainda estavam reservadas para seu futuro”. E foi então que tudo começou a mudar.
Com tenacidade e visão empreendedora, o empresário expandiu seus pontos de venda e diversificou sua oferta de produtos. Um empresário, após notar toda a dedicação e comprometimento daquela família vendendo seus produtos na estrada, decidiu ajudá-los e passou a vender os produtos Vovó Mocinha em suas lojas. Um certo dia, pediu para que o Sr. Penha produzisse bolo para as lojas dele, e um tempo depois, pediu pão de queijo.
Penha iniciou a produção junto com a sua família no quintal de sua casa e, após o sucesso de suas receitas e a introdução de novos clientes, decidiu iniciar a construção da fábrica (momento em que muitos o chamaram de louco), no único imóvel que havia sobrado, pois ninguém se interessou em comprar, foi aí que começou a fábrica Vovó Mocinha.
“Fico emocionado em pensar que minha história é inspiração para muitas pessoas que enfrentam dificuldades em suas jornadas”, revela. Sua determinação, trabalho em família e valores de respeito e honestidade, são exemplos a serem seguidos. Penha prova a cada dia que o sucesso não se resume apenas ao dinheiro, mas também ao cuidado com o ser humano.
Sobre a Vovó Mocinha
A avó de Seu Penha era uma pessoa que tinha prazer e habilidade em cozinhar, estando sempre cercada pelos netos, em busca do seu afeto e também de seus deliciosos doces e salgados, todos feitos com carinho através de receitas tradicionais da família.
Desejando homenageá-la, em 1994, Penha criou o nome Vovó Mocinha para identificar a empresa e seus produtos sendo sua missão: apresentar aos clientes produtos de extrema qualidade, a preço justo, dando-lhes o prazer de consumir deliciosos salgados e o verdadeiro e saboroso pão de queijo.
Atualmente, a Vovó Mocinha está instalada em Ribeirão Pires, com área fabril própria, em local aprazível, com espécies da Mata Atlântica e livre de poluição de qualquer natureza. Sempre investindo em produtos diferenciados feitos com matérias primas de primeira qualidade, adotando os mais modernos equipamentos e métodos de produção, possui grande variedade de pães de queijo e salgados no portfólio e atende diversos segmentos do mercado.
Todos os funcionários são submetidos a treinamentos, focados na melhoria contínua dos produtos, e suas instalações atendem os requisitos municipais, estaduais e federais. Além disso, todo processo de fabricação segue Manual de Boas Práticas de Fabricação, POP – Procedimentos Operacionais Padronizados a APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, com excelentes notas de aprovação de importantes empresas de auditoria do ramo alimentício.