VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Pelo 3º ano, São Bernardo é finalista no prêmio Top Destinos Turísticos

Município concorre na categoria Turismo de Estudos e Intercâmbio; premiação ocorrerá no dia 30 de novembro

  • São Bernardo é finalista no prêmio Top Destinos Turísticos.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Redação
  • Publicado em: 04/11/2021
  • Compartilhar:

Município concorre na categoria Turismo de Estudos e Intercâmbio; premiação ocorrerá no dia 30 de novembro

Turismo Industrial

São Bernardo é finalista no prêmio Top Destinos Turísticos. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

Referência nacional no segmento de Turismo Industrial, São Bernardo está entre as três cidades finalistas do Prêmio Top Destinos Turísticos do Estado de São Paulo. Selecionado por comissão julgadora e votação popular, o município concorre na categoria Turismo de Estudos e Intercâmbio, em busca do seu terceiro título consecutivo na premiação. O resultado será divulgado no próximo dia 30 de novembro.

Promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pela Associação de Profissionais de Turismo, Skal Internacional São Paulo, o Prêmio Top Destinos Turísticos tem como finalidade valorizar e selecionar os melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo. São Bernardo foi o único município do Grande ABC classificado para a etapa final da premiação.

Nesta fase, as cidades finalistas serão submetidas a avaliação da comissão julgadora formada por especialistas em Turismo, Marketing e Comunicação que definirá o município vencedor de cada categoria. São Bernardo concorre na final da categoria Turismo de Estudos e Intercâmbio com os municípios de Ribeirão Preto e Tatuí.

“São Bernardo tem mostrado que é possível atrair turistas com gestão e ousadia. Prova disso é nosso investimento no potencial do turismo industrial que temos em nosso território. Um segmento pouco explorado no País, mas que nos tem possibilitado receber anualmente milhares de turistas em busca de conhecimento e intercâmbio dentro das empresas sediadas em nossa cidade”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Finalista

Na avaliação do diretor de Turismo e Eventos de São Bernardo, Fernando Bonisio, o fato do município ser finalista pelo terceiro ano consecutivo na categoria mostra o potencial da cidade em movimentar o setor turístico gerado por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional. “Atualmente temos 19 empresas vinculadas ao programa do Turismo Industrial. São empresas dos mais variados setores que abrem suas portas regularmente para visitas monitoradas”.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, destacou ainda o engajamento da população durante a fase que definiu os finalistas. “Mais uma vez a população de São Bernardo nos ajudou e votou para que o município alcançasse pelo terceiro ano consecutivo a final deste importante prêmio. Isso só mostra a aprovação dos nossos moradores com o programa do Turismo Industrial”.

turismo industrial

Município concorre na categoria Turismo de Estudos e Intercâmbio. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

Premiação

Realizado anualmente, o prêmio Top Destinos Turísticos é dividido em 16 categorias de turismo: Estudos e Intercâmbio, Religioso, Cultural, Ecoturismo, Social, Esportes, Pesca, Náutico, Aventura, Sol e Praia; Negócios e Eventos, Rural, Saúde, Parques Temáticos, Compras e Gastronômico. Todas as categorias são reconhecidas pela Lei Complementar 1.261/15 que estabelece condições e requisitos para a classificação de Municípios de Interesse Turístico (MIT).

MIT

Após receber o título de Município de Interesse Turístico em 2019, São Bernardo já colhe os frutos de amplo processo de fomento ao calendário turístico. Em outubro, o município entrou na zona de classificação do governo de São Paulo em situação que poderia alça-la como Estância Turística, devido a parâmetros técnicos. Em ranking atualizado do Palácio dos Bandeirantes, a cidade do Grande ABC alcançou a segunda posição da lista estadual, atrás apenas de Paraibuna, na região de São José dos Campos. A colocação daria condições de acesso, mas o tamanho da população impede a medida, conforme a Lei Complementar 1.261/15.