Pelo 2º ano, S.Bernardo conquista prêmio Top Destinos Turísticos

Premiação elegeu município como o melhor do Estado de São Paulo na categoria Estudos e Intercâmbio

 

Premiação elegeu município como o melhor do Estado de São Paulo na categoria Estudos e Intercâmbio. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de São Bernardo foi reconhecida como um dos Top Destinos Turísticos de São Paulo. Após julgamento de comissão julgadora e ampla votação popular, o município foi eleito o melhor do Estado na categoria Estudos e Intercâmbio. O prêmio foi entregue nesta segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes, em cerimônia que contou com a participação do governador João Doria e autoridades do Executivo.

 

Promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pela Associação de Profissionais de Turismo, Skal Internacional São Paulo, o Prêmio Top Destinos Turísticos tem como finalidade valorizar e selecionar os melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo.

Na avaliação do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o reconhecido na premiação consolida as ações desenvolvidas pela atual gestão para impulsionar o turismo da cidade. “Além de valorizar nossas riquezas naturais e nossa veia industrial, este prêmio consolida pelo segundo ano consecutivo os frutos que a cidade tem obtido com o fomento da atividade turística. O segmento tem sido um instrumento  importante para aquecimento da economia local, movimentando, principalmente, o setor de serviços e comércio do município”, disse o chefe do Executivo.

ESCOLHA

Na fase final da premiação, São Bernardo concorreu com outros três municípios pela premiação (Botucatu, Piracicaba e Sorocaba). Além da votação popular, a escolha de São Bernardo como campeã da categoria também levou em consideração os resultados obtidos pelo programa de Turismo Industrial, que promove aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional.

O programa baseia-se em visitas monitoradas a empresas e indústrias da cidade, para promoção de conhecimento sobre a estrutura das unidades, a forma de produzir e as tecnologias empregadas em cada processo produtivo. O programa contempla grupos de estudantes, empresários e estrangeiros.

De janeiro a agosto deste ano, foram 8.000 participantes no programa de Turismo Industrial, divididos em 270 visitas em empresas parceiras. O número é 10% superior ao total de visitas feitas nos 12 meses de 2018, quando o município recebeu 7.268 participantes. Neste ano, o município sediou ainda o 3° Congresso Brasileiro de Turismo Industrial e o 1° Internacional sobre o tema, com representantes de Portugal, França e Argentina.

MIT

A comissão julgadora ainda avaliou ações desenvolvidas pela atual gestão que, neste ano, obteve o título de Município de Interesse Turístico (MIT), com a sanção do governador João Doria, após executar amplo processo de fomento ao calendário turístico na cidade. Apenas neste ano, turistas de mais de 200 cidades do Brasil visitaram São Bernardo.

O título de Município de Interesse Turístico possibilitou ainda que São Bernardo oficializasse a adesão de 7 novas empresas ao programa de visitas monitoradas a indústrias da cidade, atingindo assim, a marca de 19 parceiros vinculados ao projeto.

“Hoje São Bernardo é referência nacional e internacional no desenvolvimento do Turismo Industrial. Um reconhecimento obtido graças as ações que temos desenvolvido na atual gestão em parceria com as empresas da nossa região”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.