Pelé, o Rei do Futebol, morre aos 82 anos
Tricampeão mundial com a seleção brasileira estava internado desde 29 de novembro após piora na saúde devido a um tratamento de câncer no cólon
Tricampeão mundial com a seleção brasileira estava internado desde 29 de novembro após piora na saúde devido a um tratamento de câncer no cólon
Pelé, o Rei do Futebol, perdeu a a batalha contra o câncer e morreu nesta quinta-feira (29/12). O tricampeão mundial com a seleção brasileira estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. Nos últimos dias o quadro de saúde piorou e o atleta do século não resistiu e morreu aos 82 anos.
O Santos informou que o velório aberto ao público de Pelé será realizado no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, a partir das 10h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira (02/12).
O atleta do século marcou pelo clube 1.091 gols em 1.116 jogos. Com a camisa da seleção, o rei disputou 113 jogos e marcou 95 gols, de acordo com números da CBF. Nas contas da Fifa, que considera apenas jogos entre seleções, são 77 gols em 91 partidas.
Em toda a carreira, Pelé fez 1.282 gols em 1.364 partidas na contabilização feita pelo Santos. Nas redes sociais, o Rei dizia ter feito um a mais, 1.283.
O futebol brasileiro tem vários personagens. Porém, nenhum deles teve o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de Pelé é tamanha que é possível falar que, a partir dele, o mundo mudou a forma de ver os jogadores e a seleção do Brasil.
Pelé mudou a história do futebol
A trajetória daquele que viria a ser conhecido como o Rei do Futebol começou de forma muito comum. Nascido em 23 de outubro de 1940, na cidade mineira de Três Corações, Pelé veio de uma família pobre, que trabalhava duro para educar os filhos.
Ainda na infância, um fato pareceu definir sua relação com o futebol. Ao ver seu pai, o ex-jogador José Ramos do Nascimento, o Dondinho, chorar após a derrota da seleção brasileira na final da Copa do Mundo de 1950, o pequeno Edson prometeu que conquistaria o primeiro Mundial do país.
Antes de cumprir esta promessa, Pelé daria os primeiros passos no esporte na cidade paulista de Bauru, para onde sua família se mudou durante sua infância. Lá, defendeu várias equipes amadoras de futebol de campo e salão, até que, ao completar 15 anos, foi levado para fazer um teste no Santos. Aprovado, foi contratado em junho de 1956 e começou a defender a equipe da Vila Belmiro.