Pavilhão Vera Cruz tem exposição em comemoração aos seus 70 anos

Mais visitadas

Mostra gratuita foi oficialmente aberta nesta quinta, e está repleta de figurinos e artefatos de filmes dos anos 50; atração ocorre até domingo, incluindo exibições de clássicos do cinema nacional

Mostra gratuita foi oficialmente aberta nesta quinta, e tem figurinos e artefatos de filmes dos anos 50; atração ocorre até domingo, incluindo exibições de clássicos do cinema nacional. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

Com rica trajetória iniciada em novembro de 1949, o Pavilhão Vera Cruz foi responsável por colocar o Brasil no cenário internacional da sétima arte, com o prêmio conquistado no Festival de Cannes pelo longa-metragem “O Cangaceiro” (1953), produzido no espaço. Além deste, outros 21 títulos que marcaram a história do cinema nacional foram filmados no local até 1954, quando o estúdio encerrou oficialmente suas atividades. Após estes anos dourados de arte e sucessos, o complexo sucumbiu ao abandono e teve seu acervo levado aos porões.

Para pôr fim a esse cenário, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão Orlando Morando, coordenou um trabalho para devolver ao Vera Cruz sua vocação original: a produção audiovisual. Agora, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o local recebe a 1ª mostra de sua história, em celebração aos 70 anos de sua fundação. O chefe do Executivo abriu a exposição na tarde desta quinta-feira (14/11), que ocorre até o domingo (17/11), das 14h às 21h.

Com entrada gratuita, a “Exposição 70 Anos Estúdios Vera Cruz” reúne inúmeros itens, entre figurinos e acessórios, objetos cenográficos, roteiros e cartazes, veículos e fotografias, que fizeram parte de produções como “Caiçara” (1950), “Terra é sempre terra” (1951), “Tico-Tico no Fubá” (1952), “Sinhá Moça” (1953), “É Proibido Beijar” (1954), entre outras. A atração ocorre até o dia 17 de novembro, dentro do complexo Vera Cruz.

“De 2017 para cá, nos empenhamos para realizar as intervenções necessárias, regularizar o funcionamento dos galpões e, por fim, dar ao complexo a sua finalidade original. Com êxito, trouxemos importantes produções audiovisuais e, em paralelo, também diferentes eventos e feiras temáticas. Isso nos possibilitou obter cerca de R$ 1 milhão aos cofres da cidade, só no ano passado. Com esta mostra, queremos aproximar esse acervo da população e exaltar a história cinematográfica deste local”, destacou o chefe do Executivo.

SESSÕES DE CINEMA – Além dos itens expostos, o público visitante também poderá conferir salas de exibição de alguns dos filmes de sucesso da Vera Cruz e que contribuíram para a evolução do cinema nacional. Gratuitas, as sessões vão ocorrer às 16h30 e às 18h30, contando com dois ambientes e capacidade para 99 lugares. O público infantil também tem sua vez na programação, com animações da Turma da Mônica, sempre às 14h30.

RESTAURAÇÃO – Roupas, sapatos, acessórios para cabelo, mobiliários e outros elementos cenográficos da companhia cinematográfica Vera Cruz que estiveram nos últimos 30 anos guardados em porões do Pavilhão, estão sendo higienizados e restaurados para exposição. “Aos poucos estamos recuperando o acervo. As peças foram somente guardadas, sem cuidados para uma mínima preservação. Agora, estamos fazendo a higienização dos elementos, com todo o cuidado para preservar ao máximo esse patrimônio que temos em São Bernardo”, explicou o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli.

Ainda de acordo com o secretário, o objetivo é concluir a triagem de todos os itens, higienizar e adequar as peças para pequenas exposições, que serão promovidas em ambientes públicos de São Bernardo, a partir de 2020. O mesmo cuidado está sendo aplicado nos rolos de filmes. “Diversos elementos precisam passar por restauração bem mais cuidadosa, levando mais tempo para voltar a compor o acervo para essas mostras futuras”, avaliou Guazzelli.

Serviço:

“Exposição 70 Anos Estúdios Vera Cruz”

Data: 14 a 17 de novembro (quinta a domingo)

Horário: 14h às 21h

Local: Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 – Jardim do Mar

Entrada e estacionamento gratuitos

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações