VOLTAR
  • Política

Paulo Serra, do PSDB, garante vitória de petista na presidência do Consórcio

Eleição de Marcelo Oliveira agravou crise na instituição e três prefeitos anunciaram desligamento

  • Paulo Serra, do PSDB, garante vitória de petista na presidência do Consórcio.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/12/2022
  • Compartilhar:

Eleição de Marcelo Oliveira agravou crise na instituição e três prefeitos anunciaram desligamento

paulo serra e marcelo oliveira

Paulo Serra, do PSDB, garante vitória de petista na presidência do Consórcio. Foto: Divulgação

 

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), foi eleito nesta terça-feira (20/12) presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, sucedendo no cargo, a partir de 1º de janeiro, o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). O tucano garantiu a vitória do petista em disputa com o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB). Foram quatro  votos a três.

O fato aprofundou a crise no Consórcio e três das sete prefeituras anunciaram o desligamento da instituição. São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires emitiram uma nota oficializando a a saída.

A reportagem apurou que os prefeitos não aceitavam Marcelo Oliveira por ser um gestor de primeiro mandato e com pouca experiência.

Os prefeitos aceitariam se fosse o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), que tem quatro mandatos, mas Marcelo não abriu mão da disputa. Filippi acabou sendo escolhido para ser o vice-presidente da entidade regional.

Já faz anos que o Consórcio se afunda em crises, mas dessa vez criou-se  o pior cenário com o desligamento de três Prefeituras, sendo duas delas administradas pelo PSDB, mesmo partido de Paulo Serra que optou pelo voto no candidato do PT.

Procurada, a assessoria de Paulo Serra emitiu uma nota.

Leia a íntegra:

“Durante a Assembleia Geral realizada nesta terça, todos os prefeitos presentes – incluindo, portanto, os de São Bernardo e São Caetano, do PSDB –, chegaram a declarar voto no prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, do PT, como presidente do Consórcio. Filippi, no entanto, abriu mão da candidatura.

Na eleição que definiu o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, como presidente da entidade, houve um empate. Diante desse cenário, o prefeito Paulo Serra votou pelo desempate.

Não procede, portanto, a informação de que o prefeito de Santo André tenha escolhido um candidato de determinado partido em detrimento de um postulante de sua própria legenda. Até porque a escolha dos nomes que vão comandar uma entidade que visa a união entre os municípios e o fortalecimento da região não deve atender a critérios políticos ou partidários”, afirmou.

Paulo Serra já chegou a ser aliado do PT, quando foi secretário de Obras na gestão de Carlos Grana. Houve o rompimento quando o tucano decidiu disputar a eleição em 2016 e se elegeu prefeito pela primeira vez.

Retorno

marcelo oliveira

Marcelo Oliveira é eleito presidente do Consócio. Foto: Divulgação

Com o resultado da eleição, Mauá volta a assumir a presidência do órgão intermunicipal pela segunda vez e após 22 anos.

“O Consórcio Intermunicipal Grande ABC é o mais importante órgão representativo da nossa região. Agradeço a todos os prefeitos das cidades vizinhas pelo apoio confiado a mim. Juntos vamos lutar pelas sete cidades, buscando protagonismo e desenvolvimento para o Grande ABC”, afirmou Marcelo Oliveira por meio de nota do Consórcio.

Também na nota o Consórcio informou o que foi feito durante o combate à pandemia de Covid-19. “A ação do Consórcio ABC auxiliou o município de Rio Grande da Serra durante a pandemia por meio da liberação de recursos para aquisição de insumos e medicamentos. Além disso, graças à atuação da entidade, a região conquistou novos leitos de UTI e respiradores, reforçando a capacidade de atendimento e preservando vidas.

Ainda foi citado o programa Acolhe Grande ABC, uma parceria com a iniciativa privada para o acolhimento temporário de mulheres e meninas em situação de violência doméstica nas sete cidades, bem como seus filhos e filhas menores de 18 anos.

De acordo com a entidade, foram conquistados cerca de R$ 2 bilhões, que serão destinados a obras como a recuperação da Avenida dos Estados, a construção do piscinão Jaboticabal, o custeio do Hospital Nardini, em Mauá, a retomada das obras do Hospital Santa Luzia, em Ribeirão Pires, entre outros investimentos.

Crise

A primeira crise do Consórcio teve início em 2019, pois Diadema tinha deixado o órgão regional e São Caetano e Rio Grande da Serra estavam prestes a sair. Na época, foi preciso reduzir a contribuição mensal dada por cada cidade ao Consórcio, que passou de 0,17% para 0,15% do orçamento.

O atual formato de estrutura do Consórcio ABC está em vigor desde fevereiro de 2010, quando a entidade passou a ser o primeiro consórcio multissetorial de direito público e natureza autárquica do país, durante a gestão do então presidente do colegiado e prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi.

De acordo com a entidade, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC entrou em recesso na última segunda-feira (19/12) e reabriu nesta terça-feira excepcionalmente para a realização da Assembleia Geral. A entidade retomará os trabalhos em 2 de janeiro, quando será realizada a primeira Assembleia Geral do ano sob a nova gestão.

Marcelo oliveira e Filippi

Prefeito José de Filippi será vice de Marcelo Oliveira. Foto: Divulgação