VOLTAR
  • Esporte

Passeio Inclusivo de Bike reúne 150 pessoas em Ribeirão Pires

Evento faz parte do calendário de celebrações aos 65 anos de emancipação político-administrativa da Estância

  • Passeio inclusive atraiu 150 pessoas em Ribeirão Pires.
    Foto: Divulgação/PRP-Gabriel Mazzo
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/03/2019
  • Compartilhar:

Evento faz parte do calendário de celebrações aos 65 anos de emancipação político-administrativa da Estância

 

bike

Passeio inclusive atraiu 150 pessoas em Ribeirão Pires. Foto: Divulgação/PRP-Gabriel Mazzo

A Secretaria de Participação e Inclusão Social da Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu neste domingo (10/03) o 3º Passeio Inclusivo de Bike “José de Oliveira Justino”, na Vila do Doce. No total, participaram 150 pessoas com deficiência física do município e região, acompanhadas pelos familiares. Os participantes, inscritos previamente, utilizaram bikes adaptadas adquiridas pela administração do prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB) em 2018.

Ana Paula Brasil, 37 anos, de Santo André, trouxe o filho Vitor Gabriel para se divertir no passeio. “Além da inclusão, este evento promove uma oportunidade de lazer e cultura. É muito difícil encontrar atividade voltada à pessoa com deficiência física”, afirmou.

A moradora da Vila Suissa, Vanessa Sueiro, 42 anos, e o marido Alexandre Sueiro, 43 anos, trouxeram as filhas Larissa, 13 anos, e Isabela, 9 anos. A caçula da família passou por uma cirurgia aos 10 dias de vida. Por falta de oxigenação adequada, Isabela sofreu lesão em parte do cérebro responsável pela coordenação motora.

Eventos como este são uma oportunidade de lazer ao deficiente e toda a família. Essa é a verdadeira inclusão, onde todos podem participar e se divertir juntos. Um passeio inclusivo de bike promove o contato e gera interesse à pratica esportiva e recreativa também”, afirma Vanessa.

O passeio foi aberto ao público e munícipes levaram bicicletas próprias para acompanhar o trajeto dos veículos adaptados durante a atividade, em vias do entorno da Praça Central da Vila do Doce. A programação também contou com café-da-manhã comunitário, apresentação de capoeira inclusiva e a participação de personagens – as crianças e familiares puderam tirar fotos com os heróis Superman, Mulher Maravilha e Capitão América.

Esse foi um domingo muito especial para nossa Estância. A Praça Central recebeu moradores com deficiência e seus familiares para aproveitarem um dia diferente, de lazer e de integração social. Ver os sorrisos e o brilho nos olhos dessas pessoas nos faz acreditar no poder das boas ações, da empatia e do amor ao próximo. Seguimos trabalhando por uma cidade de mais inclusão, solidariedade e de desenvolvimento social”, disse o prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko.

Além do prefeito, o vice-prefeito Gabriel Roncon, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Flávia Dotto, a secretária da SPAIS, Elza da Silva Carlos, secretários e vereadores acompanharam o evento. A convidada especial foi a esposa do patrono do Passeio, Maria Justino.

José de Oliveira Justino nos deixou um legado e nós temos orgulho de carregar a imagem dele no logo do evento que estampa nossas camisetas. Para que ações como o passeio tenham sucesso, além da administração, é preciso a participação de toda sociedade. Quando a comunidade tem o sentimento de pertencimento das ações realizadas na cidade, fica muito mais fácil dar continuidade às políticas públicas”, declarou Elza.

A 3ª edição do Passeio Inclusivo de Bike integra a programação de aniversário de 65 anos de Ribeirão Pires.

Atividades recreativas integram a programação de aniversário de 65 anos de Ribeirão Pires. Foto: Divulgação/PRP-Gabriel Mazzo