Passarela de Mauá cede devido ao fluxo de pedestres no dia do show do Péricles
Há 1 ano e 9 meses vários vereadores cobram do prefeito Marcelo Oliveira a manutenção do local; falta de recursos é a principal justificativa
Há 1 ano e 9 meses vários vereadores cobram do prefeito Marcelo Oliveira a manutenção do local; falta de recursos é a principal justificativa
O piso da passarela central que liga a Avenida João Ramalho com a rua Rio Branco, em Mauá, cedeu por conta do fluxo de pedestres no dia do show do cantor Péricles, nesta sexta-feira à noite (23/06).
A falta de manutenção já foi objeto de nove requerimentos de 14 de setembro de 2021 a 6 de junho de 2023, conforme levantamento feito pelo ABCD Jornal.
Oito parlamentares já solicitaram manutenção na cobertura, pois faltam telhas. Além disso, a estrutura metálica está enferrujada, a iluminação também é precária e algumas telas estão danificadas. A resposta do governo é sempre no sentido de que faltam recursos.
Os vereadores reclamam nos documentos enviados ao Executivo que por conta das falhas no teto, nos dias de chuvas, há muitas goteiras. Outra reivindicação é mais GCMs (Guardas Civis Municipais) no local para dar mais segurança aos pedestres que circulam pelo local.
A situação da passarela piorou nesta sexta-feira quando houve um grande fluxo de pessoas indo para o show do cantor Péricles, no estacionamento do Paço Municipal. Os relatos são de que a passarela começou a tremer e o piso cedeu. Por conta disso, houve uma interdição neste sábado (25/04).
A última resposta do prefeito Marcelo Oliveira sobre o assunto foi a um requerimento de número 1.341/23, de autoria do vereador Mazinho, em 19 de junho deste ano. “Em atenção ao requerimento supracitado, solicitando serviços de troca e manutenção de toda a cobertura da passarela central que liga a Avenida João Ramalho à Rua Rio Branco, seguem as informações prestadas pela Secretaria de Obras: Falta de recursos financeiros. Estamos desenvolvendo material técnico para a reforma da passarela, que será executado mediante a viabilização de recursos”, afirmou.
O vereador Sargento Simões (Avante) está entre os vereadores que fizeram requerimento cobrando manutenção do espaço. “Não falta dinheiro na cidade, dinheiro tem, o que falta é saber administrar onde colocar o dinheiro. Enquanto a população cobra melhorias na saúde e na zeladoria da cidade, o prefeito gasta R$ 5 milhões com uma festa junina que dura seis dias. Enquanto se faz festa, a passarela que é usada diuturnamente pelos munícipes não tem manutenção e isso coloca em risco a vida das pessoas”, afirmou o oposicionista.
O ABCD Jornal enviou email para a Prefeitura, mas até o fechamento da reportagem não obteve retorno.
Veja os autores e as datas dos requerimentos na Câmara:
Leonardo Alves – 14 de setembro de 2021
Samuel Enfermeiro – 22 de março de 2022
Wellington da Saúde – 16 de agosto de 2022
Irmão Ozelito – 4 de outubro de 2022
Márcio Araújo – 18 de outubro de 2022
Zé Carlos Nova Era – 17 de novembro de 2022
Sargento Simões – 22 de novembro de 2022
Mazinho – 7 de março de 2023
Mazinho (6 de junho) de 2023