Parques de Santo André reabrem nesta sexta-feira

Mais visitadas

Equipamentos funcionarão todos os dias da semana, com protocolos de segurança e ações de prevenção contra o coronavírus

Parques de Santo André funcionarão todos os dias da semana, com protocolos de segurança e ações de prevenção contra o coronavírus. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

Os dez parques municipais de Santo André serão reabertos nesta sexta-feira (17/07), após quase quatro meses fechados como medida para conter a disseminação do coronavírus. Os equipamentos estão com as atividades suspensas desde 21 de março e abrirão os portões com diversos protocolos de segurança.

Para frequentar os parques será obrigatório utilizar máscara, respeitar distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, seguir demarcações colocadas nos gramados para evitar aglomerações e usar copos e garrafas próprias para utilizar os bebedouros. Não será permitida a realização de eventos.

Como parte dos preparativos para a reabertura, os maiores parques da cidade (Central, Celso Daniel, Ipiranguinha, Parque Regional da Criança e Chácara Pignatari) receberam equipes de desinfecção nesta semana.

“Santo André se preparou e está no caminho certo. Equipamos a Saúde, nos antecipamos ao vírus e estamos retornando à nova normalidade de forma consciente e responsável, com ações inovadoras. E com a reabertura dos parques não seria diferente. Fizemos a lavagem e desinfecção dos espaços públicos e delimitamos a área de ocupação, dentro dos protocolos sanitários e de segurança, respeitando o distanciamento social. Nossa cidade é referência no combate ao coronavírus graças à adesão e responsabilidade da nossa gente, que entendeu a gravidade da pandemia e age com solidariedade e respeito ao novo normal”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Cada parque estará com apenas um acesso aberto e haverá totens com álcool em gel na entrada. Além disso, serão realizadas ações de prevenção móvel contra o coronavírus, por meio de equipes que vão distribuir máscaras, disponibilizar álcool em gel e aferir a temperatura dos frequentadores.

“A retomada das atividades nos parques acontecerá de forma gradual. Nesta primeira fase, serão adotados diversos procedimentos e protocolos de higiene que têm como objetivo garantir a saúde de todos”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Está liberada a utilização de áreas abertas ou amplamente arejadas, como pistas de caminhada, academias, quadras de tênis, pistas de skate, entre outros espaços para a prática de atividades individuais, desde que observado o distanciamento mínimo obrigatório. Os espaços Pet Parque, para as atividades com cães, poderão funcionar desde que observada a capacidade do local, para evitar aglomerações.

“Para evitar a concentração de muitas pessoas, criando um ambiente favorável à disseminação do vírus, ficam proibidas, nesta primeira fase de reabertura, a prática de qualquer atividade coletiva esportiva ou recreativa e o uso das áreas coletivas, como quadras poliesportivas, churrasqueiras, parquinhos, brinquedotecas, entre outros”, explicou Picarelli.

A segunda fase de reabertura, com a ampliação da utilização dos outros espaços dos parques públicos, terá início mediante nova avaliação dos critérios e condições epidemiológicas da cidade.

Horário de funcionamento

A partir desta sexta-feira, os parques de Santo André abrirão às 6h e funcionarão todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. O horário de fechamento varia de acordo com cada local. Os parques Celso Daniel, no bairro Jardim, Central (Parque José Cicote), na Vila Assunção e Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari), na Vila Metalúrgica, estarão abertos até as 19h.

Os demais parques funcionarão das 6h às 18h: Antonio Flaquer (Ipiranguinha), na Vila Alzira; Ana Brandão (Parque da Juventude), no Jardim Ipanema; Cidade dos Meninos, no Parque Novo Oratório; Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique, no Parque Jaçatuba, além dos parques Ulisses Guimarães, na Vila Francisco Matarazzo; Norio Arimura, no bairro Capuava; Parque Escola, no bairro Valparaíso e o Parque do Pedroso, que é uma Unidade de Conservação.

As regras para reabertura dos parques de Santo André constam em decreto do prefeito Paulo Serra publicado nesta quinta-feira (16/07).

Manutenção

Durante o período em que estiveram fechados, todos os parques de Santo André passaram por manutenção de rotina, com equipes trabalhando em esquema de revezamento para evitar aglomerações, com máscara, álcool em gel, respeitando o distanciamento e fora dos horários de pico.

Além disso, algumas ações de difícil realização devido à necessidade de interdição de espaços muito utilizados pelo público puderam ser concretizadas no período, como a pintura e revitalização dos playgrounds do Parque Celso Daniel, do Parque Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari) e do Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique, que também teve o campo de futebol e as pistas de corrida e caminhada revitalizados.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações