VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Parque José Agostinho Leal de S.Caetano é reinaugurado com novidades 

Espaço foi contemplado pelo Programa Praça da Família, passando a contar com Academia da Longevidade, Espaço Pet e novo playground para crianças

  • Parque José Agostinho Leal foi contemplado pelo Programa Praça da Família, passando a contar com Academia da Longevidade, Espaço Pet e novo playground para crianças.
    Foto: Divulgação/PSCS-Júnior Camargo
  • Por: Redação
  • Publicado em: 10/02/2020
  • Compartilhar:

Espaço foi contemplado pelo Programa Praça da Família, passando a contar com Academia da Longevidade, Espaço Pet e novo playground para crianças

 

Parque José Agostinho Leal foi contemplado pelo Programa Praça da Família, passando a contar com Academia da Longevidade, Espaço Pet e novo playground para crianças. Foto: Divulgação/PSCS-Júnior Camargo

 

O prefeito de São Caetano, José Auircchio Júnior, reinaugurou neste domingo (09/02) o Parque José Agostinho Leal, na esquina da Avenida Tietê com a Rua Prestes Maia, no bairro Nova Gerty. O espaço foi contemplado pelo Programa Praça da Família, passando a contar com Academia da Longevidade, Espaço Pet e novo playground para crianças.

“Trabalhamos dentro do conceito de que a cidade é para as pessoas. E o lazer é fundamental em um município conturbado como o nosso. Além disso, ter São Caetano do Sul bem cuidada é item indispensável. Por isso, com esta revitalização, transformamos este parque em uma das áreas mais agradáveis do município”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior, ao ressaltar a aprovação popular do Programa Praça da Família.

O deputado estadual Thiago Auricchio parabenizou a Sesurb (Secretaria de Serviços Urbanos) e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) pelos trabalhos. “Tenho carinho enorme pelo Nova Gerty e, por isso, escolhi ter o meu escritório político aqui no bairro. Sou frequentador diário dessa região e posso dizer: o parque ficou maravilhoso. É mais uma grande opção de lazer para as famílias sulsancaetanenses.”

A Sesurb revitalizou o espaço com nova iluminação, pintura geral e nas alamedas. Já o Saesa implementou novo paisagismo, com o plantio de novas espécies e gramado, além de promover todo o processo de manutenção das áreas verdes.

Outra novidade é o sistema de nebulização, implantado em quatro pontos da pista de caminhada para melhorar a umidade do ar. “É uma experiência. Se os frequentadores aprovarem, levaremos para os demais parques da cidade”, projetou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Iliomar Darronqui.

O Programa Praça da Família já contemplou também as praças das Andorinhas e Maria Salete Bento Cicaroni, ambas no Bairro Santa Maria, Itália, no Bairro Fundação, e Nipo-Brasileira, no Bairro Cerâmica. Em breve, serão entregues as praças Faria Lima, Justino Paixão, da Viola, dos Imigrantes e a área do Café Kennedy.

HOMENAGEM

Durante a cerimônia de reinauguração, a Prefeitura homenageou a família de José Agostinho Leal, que nasceu em 4 de maio de 1921, em Caruaru, Pernambuco. Casou-se com Olivia da Silva e teve 9 filhos. Foi vereador por seis legislaturas, entre 1961 e 1988. Zuzinha, como era carinhosamente chamado, morreu em 24 de junho de 2001.

Rogério Damasceno, um de seus 14 netos, recordou, emocionado, a trajetória do avô. “Ele chegou em São Caetano em 1949 e trabalhou duro por um futuro melhor. Não era político ideológico. Era político prático. Ajudou todos que bateram em sua porta. Foi um exemplo de homem público, em uma época em que vereador não era remunerado. Semianalfabeto, quando teve condições retomou os estudos e se formou advogado, com quase 60 anos. Um homem inteligente, trabalhador e amoroso, que estará sempre vivo em nossos corações e em seu legado.”

“José Agostinho Leal foi a representação mais genuína da migração nordestina em nosso município. Homem firme em seus propósitos, e que ajudou São Caetano a ser a cidade exuberante que é”, concluiu Auricchio.