Parede desaba no Parque Jaçatuba em Santo André
Durante a vistoria para a lacração nesta segunda-feira, a equipe técnica verificou a instabilidade da parede e o perigo iminente aos transeuntes
Durante a vistoria para a lacração nesta segunda-feira, a equipe técnica verificou a instabilidade da parede e o perigo iminente aos transeuntes
Nesta segunda-feira (16), houve a queda de uma parede, no Parque Jaçatuba. A obra onde ocorreu o desabamento já havia sido embargada no dia 27 de novembro por falta da documentação de licenciamento e autorização para construção e 3 multas por desrespeito ao embargo foram aplicadas, levando o DCUrb (Departamento de Controle Urbano) a executar a lacração.
Durante a vistoria para a lacração nesta segunda-feira, a equipe técnica verificou a instabilidade da parede e o perigo iminente aos transeuntes. O DCUrb acionou o Departamento de Proteção e Defesa Civil que, ao chegar ao local, constatou risco iminente de colapso na parede de aproximadamente 8,50 metros de altura x cerca de 24 metros de comprimento, com pilar esbelto (fino e longo), sem amarrações longitudinais e sem critérios construtivos.
O Departamento de Engenharia de Tráfego também foi acionado e realizou o isolamento total da via em frente à construção em risco. Entretanto, antes que as máquinas chegassem para remover a parede, a mesma caiu. Ninguém ficou ferido, tampouco causou maiores danos, justamente em razão da interdição e monitoramento prévios.
Ventos
Nesta segunda-feira foram registrados ventos de 47,9 km/h na região do acidente, mas, segundo a Prefeitura, não há correlação entre a queda da parede e o vento. A queda aconteceu por falta de método construtivo.
Por conta de haver situação similar de risco, as paredes do fundo da obra estão sendo demolidas para evitar que caia sobre casa vizinha. Os moradores foram retirados enquanto o trabalho de eliminação do risco é realizado.
De acordo com o Código de Obras de Santo André, esta construção precisa de alvará através de Comunicação de Obra, com responsável técnico e recolhimento de ART/RRT.
Não há nenhum processo de licenciamento para qualquer tipo de construção no local e também não consta nenhum processo de licenciamento para uso comercial do imóvel registrado na Prefeitura.
O tráfego na via ainda não foi liberado, o que deve ocorrer ainda nesta segunda-feira, assim que não houver mais risco e após efetuada a limpeza do local.