Parcela de R$ 100 do Vale Gás e R$ 300 do SP Acolhe já está disponível
Governo de SP inicia transferência de mais de R$ 58 milhões para famílias em situação de vulnerabilidade social
Governo de SP inicia transferência de mais de R$ 58 milhões para famílias em situação de vulnerabilidade social
O Vice-Governador Rodrigo Garcia anunciou nesta quarta-feira (21/07) a liberação do pagamento da primeira parcela do Bolsa do Povo para cerca de 120 mil famílias, por meio dos programas Vale Gás, no valor de R$ 100, e SP Acolhe, no valor de R$ 300. O investimento total do Estado nas duas iniciativas, vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, soma mais de R$ 58 milhões.
“A partir de hoje, os beneficiários já credenciados no sistema operacionalizado pela Prodesp poderão sacar a primeira parcela desses benefícios do Bolsa do Povo, que é o maior programa social da história do Estado de São Paulo”, afirmou o Vice-Governador.
O Vale Gás, programa de transferência de renda que vai pagar 3 parcelas de R$ 100 entre os meses de julho e dezembro de 2021 para compra de botijões de gás de cozinha (GLP 13kg), irá transferir R$ 31,3 milhões a mais de 104 mil famílias em situação de vulnerabilidade social que vivem em comunidades e favelas.
O programa SP Acolhe beneficia mais de 15 mil famílias paulistas inscritas no CadÚnico que tenham perdido pelo menos um membro para a covid-19, totalizando investimento de R$ 27, 5 milhões. O benefício de R$ 1.800 será pago em 6 parcelas mensais no valor de R$ 300, entre os meses de julho e dezembro de 2021.
“Com a vacinação da população paulista acontecendo em ritmo acelerado, estes benefícios têm importante papel social em um momento de vulnerabilidade, garantindo a segurança alimentar e proteção social”, destacou a Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Célia Parnes.
O Bolsa do Povo é operacionalizado pela Prodesp. Além de unificar programas estaduais de transferência de renda, simplifica o compartilhamento de informações e o repasse dos valores correspondentes a cada beneficiário.
Para acessar o valor, o beneficiário precisa acessar o site www.bolsadopovo.sp.gov.br para obter o protocolo e senha individual e realizar o saque único nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou 24h.
Quem está apto para receber o Vale Gás?
O programa Vale Gás atende famílias cadastradas no CadÚnico, com renda mensal per capita de até R$ 178, priorizando famílias na extrema pobreza (isto é, com renda mensal de até R$ 89 por pessoa), que não recebem o Bolsa Família e residem em comunidades e favelas, os chamados aglomerados subnormais, de acordo com definição do IBGE.
Quem está apto para receber o SP Acolhe?
O público-alvo do SP Acolhe são famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até 3 salários mínimos que tenham perdido pelo menos um familiar vítima de covid-19, podendo ser pai, mãe, avô, avó, filho ou filha, desde que o óbito tenha ocorrido dentro do núcleo familiar.
O programa considera todas as estruturas familiares, exceto a unifamiliar (uma única pessoa), com filhos de todas as idades. Foram considerados os dados atualizados no CadÚnico até 19 de fevereiro de 2021 e os óbitos registrados no Sistema de Vigilância Epidemiológica (SIVEP-Gripe), da Secretaria de Estado da Saúde, até 21 de junho de 2021.
Canais de atendimento
Para saber se é elegível aos benefícios, o cidadão deve acessar o site oficial do programa Bolsa do Povo (www.bolsadopovo.sp.gov.br) e usar o número Número de Identificação Social (NIS) para consulta. As dúvidas também podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento Bolsa do Povo: 0800 7979 800.
Por meio da Prodesp, o programa também disponibiliza o assistente virtual do Bolsa do Povo via Whatsapp, que está em fase de teste. Pelo número (11) 98714-2645, os usuários poderão receber orientações online a respeito de todos os projetos integrados.
Os canais eletrônicos funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Em caso de dúvida, um colaborador estará disponível para personalizar o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O Governo do Estado de SP não liga ou envia mensagens de texto para solicitar informações de dados pessoais e nem para ativação de links de participação e/ou acesso a programas e serviços públicos oferecidos aos cidadãos.