VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Paranapiacaba recebe nova sede da Associação Brasileira de Bruxaria

Entidade venceu licitação para implantar Centro Cultural na vila inglesa de Santo André

  • Convenção das bruxas e magos Evento será realizado neste fim de semana e contará rituais, vivências, shows musicais, feira de produtos e gastronomia.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/10/2021
  • Compartilhar:

Entidade venceu licitação para implantar Centro Cultural na vila inglesa de Santo André

bruxas em paranapiacaba

Paranapiacaba recebe nova sede da Associação Brasileira de Bruxaria

A Vila de Paranapiacaba, em Santo André, recebeu mais um equipamento que visa fomentar o turismo. A Associação Brasileira de Bruxaria inaugurou neste sábado (09/10) a sede da entidade no local. Os responsáveis participaram de licitação ocorrida em 2020. O imóvel pertence à Prefeitura e ficará sob responsabilidade da Associação Brasileira Casa de Bruxa por dez anos.

Os critérios estabelecidos em edital determinaram que houvesse na vila um Centro Cultural, espaço que permite atividades, cursos diversos e outros relacionados à cultura; ou Centro Holístico, onde se pratica o estudo de fenômenos na totalidade ou globalidade, podendo também oferecer cursos, realizar exposições e atividades relacionadas.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, a expectativa para o imóvel, um exemplar de casa de engenheiro, é a conservação do bem tombado em parceria com a iniciativa privada, além do incremento de turistas. “Estamos trabalhando para aumentar e qualificar o público que visita Paranapiacaba, criando assim um fluxo diferenciado de visitantes nos museus, feiras, trilhas, restaurantes, ateliês, cafés e bares. A vila já se tornou um dos principais destinos de bruxos e magos do país. Eles mantêm essa união com a natureza, por isso se identificam com Paranapiacaba. A inauguração da sede da associação vai consolidar tudo isso”, completou.

Ações na Vila

Segundo Tânia Gori, presidente da Associação Brasileira de Bruxaria, o objetivo principal da entidade, a partir de agora, é promover ações constantes na vila. “Anualmente realizamos a Convenção de Bruxos e Magos em Paranapiacaba com grande sucesso. Nosso projeto é intensificar os eventos e fomentar ainda mais o turismo no local”, afirmou.

Não houve restauro no imóvel que abriga a sede da associação. Foram realizadas ações pontuais, como conserto do telhado, reposição de azulejos faltantes, troca de vidros danificados, pintura interna e externa, conserto do assoalho e confecção de cercamento externo. A manutenção durou cerca de dez meses e foi totalmente custeada pelo empreendedor. O valor foi descontado do aluguel a ser pago pela utilização do imóvel. O endereço é rua Rodrigues Alves, 473 – A.