VOLTAR
  • Espaço Pet

Vila de Paranapiacaba recebe ações da causa animal

Equipes da Secretaria de Saúde realizaram vacinação antirrábica, encoleiramento e orientações sobre posse responsável

  • Paranapiacaba recebe ações da causa animal.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 16/07/2023
  • Compartilhar:

Equipes da Secretaria de Saúde realizaram vacinação antirrábica, encoleiramento e orientações sobre posse responsável

Vacinação de cachorro

Paranapiacaba recebe ações da causa animal. Foto: Divulgação

A Vila de Paranapiacaba recebeu nas últimas semanas ações voltadas à causa animal. Dentre as iniciativas, realizadas pela Secretaria de Saúde, houve encoleiramento de cães e gatos, vacinação antirrábica, além de orientações de guarda responsável.

O encoleiramento protege os animais contra pulgas e carrapatos, transmissores de doença para animais e humanos, entre elas a febre maculosa. A vacinação também garante a qualidade de vida dos pets, e consequentemente, dos moradores da Vila.

A medida, realizada por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, tem como objetivo proteger os animais da febre maculosa.

“Ação extremamente importante para proteger os animais e a população de Paranapiacaba da febre maculosa e de outras doenças perigosas transmitidas pelos carrapatos. O encoleiramento faz parte da guarda responsável do animal e ficamos felizes com o acolhimento das nossas equipes que estiveram na Vila e foram bem recebidas”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Desde 2017 foram encoleirados mais de 5 mil animais nas áreas de mata da cidade. O trabalho, que é realizado há anos, tem ganhado cada vez mais importância promovendo a saúde dos animais, combater o abandono e fazer o controle de zoonoses.