VOLTAR
  • Política

Para Morando, seria golpe indicar candidatura derrotada em prévia do PSDB

Prefeito de São Bernardo, que integra cúpula nacional do partido, afirma que não teria sentido Doria, que foi vitorioso, deixar a disputa para outro do partido assumir a vaga

  • Prefeito Orlando Morando prestou solidariedade a João Doiria durante anúncio de desistência de pré-candidatura a presidente.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 25/05/2022
  • Compartilhar:

Prefeito de São Bernardo, que integra cúpula nacional do partido, afirma que não teria sentido Doria, que foi vitorioso, deixar a disputa para outro do partido assumir a vaga

joão doria e orlando morando

Prefeito Orlando Morando prestou solidariedade a João Doiria durante anúncio de desistência de pré-candidatura a presidente. Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, que integra a cúpula do PSDB, lamentou o fato de  ex-governador Joaõ Doria desistir da disputa da presidência da República por conta de entraves dentro do partido, pois uma ala não queria que ele disputasse as eleições deste ano mesmo tento vencido as prévias no fim do ano passado.

Orlando Morando também discorda de uma ala do partido que quer indicar Eduardo Leite, ex-governador do Rio Grande do Sul, para a corrida presidencial. Uma outra parte do parte quer apoiar  a senadora Simone Tebet, do MDB.

“Então, a partir de agora nós entendemos, eu como membro da executiva nacional, que a opção, quando foi criado o centro democrático e o João Doria aceitou esta participação, era pra buscar algo em comum entre outros partidos que queiram oferecer uma opção pra sociedade. Naturalmente, havia afunilado entre o nome dele e da senadora Simone Tebet. Ao deixar o processo da disputa, é natural que a candidata a ser apoiada pelo PSDB é a Simone Tebet”, avaliou.

“Não tem o menor sentido o vitorioso se retirar do processo e agora quererem colocar o derrotado. Então, isso não é compreensivo, isso não é lógico, isso não é bom senso e isso sim é um golpe. Então o que foi feito foi o gesto de grandeza”, completou o prefeito.

No momento em que João Doria anunciou a desistência, na última segunda-feira (23/05), Orlando Morando estava ao lado dele na Capital Paulista para prestar solidariedade. “Nossa trajetória política e de vida é marcada pela coerência. Nós ajudamos o João Dória e o Rodrigo Garcia a ganhar as eleições para governar com muita lealdade, trabalhando no primeiro turno, no segundo turno. Entendemos que ele fez um bom governo pra São Paulo, pode até não ter sido reconhecido ou compreendido. E eu encabecei a coordenação pra que ele pudesse liderar e ganhamos as prévias, né? Ganhamos uma prévia muito dura, muito disputada. Então, com certeza, foi com tristeza que a gente viu ele deixar a disputa para Presidente da República,  por não ofertar o nome da terceira via para que a gente possa ter uma opção e não ter a polarização colocada”, concluiu o prefeito ao se referir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscará a reeleição.