VOLTAR
  • Cidades

Para definir ação de combate ao crime, S.Caetano cria Conselho de Segurança

Oficialização ocorreu na última semana e é presidida pela secretária Cristina Bonilha e terá representantes da sociedade civil

  • Secretária da Segurança, Cristina Bonilha, vai presidir Conselho.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Redação
  • Publicado em: 25/12/2018
  • Compartilhar:

Oficialização ocorreu na última semana e é presidida pela secretária Cristina Bonilha e terá representantes da sociedade civil

 

conselho

Secretária da Segurança, Cristina Bonilha, vai presidir Conselho. Foto: Divulgação/PSCS

 

São Caetano terá Cosem (Conselho de Segurança Municipal), um um órgão de assessoramento da administração municipal, de caráter consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria de Segurança da cidade. A oficialização correu na última semana.

A presidência do órgão cabe à secretária de Segurança, Cristina Bonilha. “O Cosem terá o papel de fomentar a participação dos diversos representantes das instituições do município, a fim de tratar das questões pertinentes ao tema, visando cada vez mais a reduções dos índices criminais”, disse.

O conselho será composto por 21 membros, titulares e suplentes, representando entidades da sociedade civil e do poder público municipal. Os conselheiros exercerão um mandato voluntário de dois anos, com possibilidade de uma recondução consecutiva. Eles discutirão a implementação de ações e projetos de prevenção ao crime e receberão sugestões da comunidade relativas à segurança no município. Também deverão apoiar programas de prevenção à violência desenvolvidos pelos demais órgãos públicos ou pela sociedade civil organizada.

Fundo

Além do Cosem, foi criado o Fundo Municipal de Segurança Pública. Trata-se de um instrumento de captação e aplicação de recursos que contribuirá para custear ações em apoio à segurança pública municipal. Esse fundo será composto por transferências e repasses do município, do Estado e da União; contribuições de setores públicos e privados; convênios, contratos e acordos firmados com instituições públicas ou privadas e doações de pessoas físicas ou jurídicas.