
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21/04), em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma. Ele tinha ficado internado por aproximadamente 40 dias devido a uma pneumonia.
O pontífice vinha passando por muitos problemas de saúde (respiratórios) e teve até parte de um dos pulmões removido.
Durante a Semana Santa, o Papa Francisco fez aparições públicas, sendo uma neste sábado (19/04), na basílica de São Pedro, no Vaticano, e outra neste Domingo de Páscoa (20/04), na Praça de São Pedro.
Nessas aparições, Papa Francisco acenou para milhares de fiéis e os abençoou. Ele fez um apelo às autoridades políticas “para que não cedam à lógica do medo, mas usem os recursos disponíveis para ajudar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que favoreçam o
Trajetória
Papa Francisco era Argentino foi o primeiro pontífice latino-americano a comandar a Igreja Católica. Ele assumiu o posto em 2013 no lugar de Bento XVI, que na época renunciou à função. Formado em química, optou por seguir a vida sacerdotal aos 20 anos, em 1958.
Ele nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, e foi escolhido Papa em 13 de março de 2013, quando adotou o nome Francisco, em referência a São Francisco de Assis.
Filho de Mário Bergoglio e Regina Maria Sivori, imigrantes italianos, Francisco se formou em química, porém preferiu se dedicar à vida sacerdotal.
Comunicado do falecimento
A Igreja católica emitiu comunicado sobre o falecimento do Papa.“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.