Papa Emérito Bento XVI morre aos 95 anos
Joseph Ratzinger estava com muitos problemas e saúde; ele foi o primeiro papa a renunciar em 600 anos
Joseph Ratzinger estava com muitos problemas e saúde; ele foi o primeiro papa a renunciar em 600 anos
O Papa Emérito Bento XVI morreu, neste sábado (31/12), aos 95 anos. O quadro de saúde dele piorou nos últimos dias, inclusive o Papa Francisco havia pedido orações. O Vaticano também tinha feito um comunicado nesta sexta-feira (30/12) que a condição da saúde dele era grave.
“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 (5h34 no horário de Brasília) no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano”, escreveu o perfil de notícias do Vaticano no Twitter neste .
O velório ocorrerá nesta segunda-feira (02/12) na Basílica de São Pedro, sendo que o funeral será na quinta-feira (05/12) na Praça de São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.
Joseph Ratzinger foi o primeiro Papa a renunciar em 600 anos por conta de problemas de saúde que se agravaram nos últimos anos. A renúncia ocorreu em 10 de fevereiro de 2013. O teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.
Repercussão
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou a morte do Papa Emérito pelas redes sociais. “Recebi com tristeza a notícia da morte do papa emérito Bento XVI. Tivemos a oportunidade de conversar na sua vinda ao Brasil em 2007 e no Vaticano, sobre seu compromisso com a fé e ensinamentos cristãos. Desejo conforto aos fiéis e admiradores do Santo Padre”, afirmou pelo Twitter.