VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Paço e Sesc assinam posse de terreno para construção da 1ª unidade em S.Bernardo

 Solenidade realizada nesta sexta-feira oficializa a instalação do maior Sesc do ABCD ao lado do Pavilhão Vera Cruz

  •  Solenidade realizada nesta sexta-feira oficializa a instalação do maior Sesc do ABCD ao lado do Pavilhão Vera Cruz.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin
  • Por: Redação
  • Publicado em: 17/05/2019
  • Compartilhar:

 Solenidade realizada nesta sexta-feira oficializa a instalação do maior Sesc do ABCD ao lado do Pavilhão Vera Cruz

 

sesc

Solenidade realizada nesta sexta-feira oficializa a instalação do maior Sesc do ABCD ao lado do Pavilhão Vera Cruz. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

A Prefeitura de São Bernardo e o Conselho Regional do Sesc-SP oficializaram nesta sexta-feira (17/05) a vinda da primeira unidade do Sesc na cidade, que deve ser a maior do Grande ABC, com a assinatura do termo de posse do terreno na Avenida Lucas Nogueira Garcês, no Jardim do Mar, onde também está localizado o Estúdio e Pavilhão Vera Cruz. Na solenidade, o prefeito Orlando Morando e o presidente do Sesc-SP, Abram Abe Szaijman, validaram a concessão do espaço para o início da construção da nova unidade no ABC.

O espaço será abrigado em uma área prevista de 19.328,16 m², com piscina coberta e descoberta, área técnica, odontologia, ginástica multifuncional, salas multiuso, tecnologia e artes, apoio para pais e bebês, sanitários, apoio operacional, ginásio poliesportivo, administração, área para exposições, foyer e conveniência, praça de alimentação, galpão multiuso, e um novo teatro, com mais de 800 lugares, que deve ser um dos maiores da cidade.

Daremos destinação a mais um imóvel municipal sem uso e dar a finalidade que o Vera Cruz merece. Assim, com a posse sacramentada, o espaço será transformado em um grande complexo de lazer, cultura, esporte e entretenimento para toda a população”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

O presidente do Sesc-SP, Abram Abe Szaijman, assinou o documento também. “São Bernardo conta com mais de 800 mil habitantes, além do setor de comércio e serviço vibrantes. Com a presença dessa nova unidade do Sesc, cumprimos uma parte de nossa missão que é trazer mais cultura, mais esporte, mais desenvolvimento social e mais qualidade de vida às pessoas que moram na cidade”, disse.

A assinatura do termo de posse ocorre depois de a Câmara Municipal aprovar a Lei de concessão do terreno no dia 2 deste mês, posteriormente sancionado pelo prefeito Orlando Morando e publicado no jornal Notícias do Município (NM) em 3 de maio. De acordo com o chefe do Executivo, será liberada a escritura pública em 30 dias. “Como existe um desmembramento de área, a Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, junto com o Cartório de Imóveis, está providenciando o documento”, complementou.

NOVO SESC

O Sesc-SP respeitará o projeto assinado pela arquiteta Lina Bo Bardi, em meados da década de 1990, e que ficaram inacabadas. Entre os projetos desenvolvidos por Lina está o do MASP (Museu de Arte de São Paulo), cujo prédio completou 50 anos em 2018. A inspiração dela para desenvolver o antigo Centro de Convivência Vera Cruz, na década de 1990, foi o Sesc Pompeia, também planejado por ela. O Conselho Regional do Sesc-SP estima iniciar as tratativas para a construção do novo complexo em 2020, devendo ficar concluído até 2023. O valor estimado de investimento na construção é de R$ 150 milhões.

VOCAÇÃO E NEGÓCIOS

Tombados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo (COMPAHC), os Pavilhões continuarão sob a administração da Prefeitura. Esses espaços vêm sendo grande palco para grandes gravações desde a retomada do Estúdio Vera Cruz, pela Prefeitura e parceria com a Endemol.

Desde 2017, apresentadores como Luciano Huck e Gugu Liberato, passaram por lá, além de outros grandes nomes, como Gisele Bündchen, o astro do futebol Neymar e o cantor baiano Carlinhos Brown, que mostrou grande interesse no local e apreço por sua história de sucesso, que marcou o cinema brasileiro.

Recentemente, a apresentadora Xuxa Meneguel esteve no comando do programa “The Four Brasil”, transmitido pela Record TV e produzido pela Endemol, acompanhada do corpo de jurados formado pelos artistas Aline Wirley, João Marcello Bôscolli e Leo Chaves.

Quando não utilizado para o entretenimento, o local abre espaço para exposições e feiras de negócio. Alguns dos principais eventos de economia foram realizados neste período, como a Feira de Noivas e de Malhas.