Após revogar nesta semana o contrato com a AMG (Associação Metropolitana de Gestão), a pedido da Justiça, o governo da prefeita de Mauá, Alaíde Damo (MDB), emitiu nota em que reclama da situação da saúde na cidade por conta da permanência da Fundação ABC, responsável por gerenciar o setor na cidade.
A ideia da prefeita era substituir essa instituição por seis meses até a conclusão da licitação. No entanto, a Justiça concedeu, na última semana, uma liminar solicitada pelo MP (Ministério Público) em que obriga a Prefeitura concluir a licitação antes de fazer a substituição da Fundação ABC.
“Hoje, a cidade encontra-se em uma situação precária e informal de Saúde, por isso, a Prefeitura está trabalhando em uma nova licitação para contratar outra OS (Organização Social) que assuma o gerenciamento”, diz a nota.
Desde o ano passado, a Fundação atua na cidade sem contrato, porque a Prefeitura não quis renovar. A entidade cobra uma dívida de R$ 160 milhões, mas o município questiona. A instituição cobra ainda um cronograma de pagamento.
Leia a nota a íntegra da nota do Paço de Mauá
“Sobre os questionamentos em relação às recentes notícias, a Prefeitura de Mauá informa que o contrato emergencial para gestão da rede municipal de Saúde com a Associação Metropolitana de Gestão (AMG) foi revogado, conforme a decisão de Justiça que concedeu ao Ministério Público uma liminar à favor da Fundação do ABC (FUABC). A administração municipal reitera que sua preocupação e prioridade máxima é e sempre será a saúde da população mauaense, que tem sido prejudicada após o encerramento do contrato com a FUABC no ano passado. Desde então, a FUABC tem oferecido uma saúde abaixo da qualidade esperada, o que dificulta o acesso para os munícipes. Ainda assim, a gestão vinha sendo mantida de forma indenizatória para que não houvesse paralisação dos serviços.
Hoje, a cidade encontra-se em uma situação precária e informal de Saúde, por isso a Prefeitura está trabalhando em uma nova licitação para contratar outra Organização Social (OS) que assuma o gerenciamento”.
Outro lado
A Fundação ABC foi procurada, mas até o fechamento da reportagem não havia dado retorno para se posicionar.
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…
Tráfego ficou lento do km 40 ao 49 do Rodoanel e causou transtornos ,principalmente nessa…
Alunos cobram mais ventiladores e dizem que ensino fica prejudicado sem as aulas presenciais