Paço de S.Bernardo ganha iluminação em campanha pelo Novembro Azul
Durante este mês, ações da rede municipal serão intensificadas para conscientizar sobre a importância da saúde do homem e prevenção do câncer de próstata
Durante este mês, ações da rede municipal serão intensificadas para conscientizar sobre a importância da saúde do homem e prevenção do câncer de próstata
A Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta quarta-feira (3/11) a campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização e prevenção ao câncer de próstata, segundo mais comum entre os homens. Para alertar sobre o tema, o prédio do Executivo, no Paço Municipal, ficará iluminado na coloração azul durante todo o mês, em ação patrocinada pela iniciativa privada, sem despendimento de verbas públicas. Na Saúde, está prevista ainda intensificação das ações já ofertadas em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com realização de ‘Dia D’ no dia 27 de novembro.
De acordo com o prefeito Orlando Morando, a ação tem como objetivo levar a mensagem de que a melhor forma de prevenção da doença ainda é fazer um diagnóstico precoce por meio de exame. “Nosso grande desafio aqui é usar este mês de novembro para fortalecer a importância do tema entre nossa população, tirando assim o preconceito da sociedade, como também incentivar os homens a fazerem o exame preventivo e cuidar da sua saúde”, destacou o chefe do Executivo durante cerimônia de iluminação do Paço. O ato contou com a presença de vereadores e munícipes.
Durante o mês de novembro, as 33 UBSs de São Bernardo estarão com atividades reforçadas na atenção da saúde do homem. Entre as ações, destaque para atividades educativas de prevenção ao diabetes, hipertensão, obesidade e tabagismo, além do incentivo a hábitos de vida saudável, exames de prevenção de câncer de próstata e sensibilização dos profissionais sobre a saúde do homem. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante agendamento.
DIA D – No dia 27 de novembro, sábado, todas as unidades funcionarão durante o “Dia D”, das 8h às 17h, em ampla mobilização com atendimentos médicos e de enfermagem sem necessidade de agendamento, além de aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, avaliação das condições de saúde dos homens e, caso necessário, encaminhamento para avaliação especializada e solicitação de exames. Também no “Dia D”, será instalada tenda no estacionamento do Ginásio Poliesportivo da Avenida Kennedy para orientações sobre a saúde do homem.
Secretário da Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho observou que os casos de câncer de próstata diagnosticados em fase inicial têm 90% de chances de cura. “A recomendação é que todos os homens a partir de 40 anos comecem a fazer uma avaliação individualizada para prevenir a doença”, indicou.
Os principais sintomas do câncer de próstata são dificuldade de urinar, demora em começar e terminar a urinar, assim como, presença de sangue na urina. Em caso de sintomas, a recomendação é de que o paciente procure o médico para avaliação individualizada.