VOLTAR
  • Cidades

Paciente de 100 anos se recupera da Covid-19 em São Caetano

Centenário Harmindo Francisco da Silva teve alta na sexta-feira e pôde passar o final de semana com a família

  • Harmindo Francisco da Silva, de 100 anos, teve alta na sexta-feira e pôde passar o final de semana com a família.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 03/08/2020
  • Compartilhar:

Centenário Harmindo Francisco da Silva teve alta na sexta-feira e pôde passar o final de semana com a família

 

Harmindo Francisco da Silva, de 100 anos, teve alta na sexta-feira e pôde passar o final de semana com a família. Foto: Divulgação

 

Neste domingo (02/8), o município de São Caetano registrou a soma de 2.294 pacientes recuperados de covid-19 desde o início da pandemia. Dentre esses vencedores está o sr. Harmindo Francisco da Silva, que teve alta na sexta-feira (31/07) e pôde passar o final de semana com a família, depois de uma semana internado no Hospital de Campanha.

Com 100 anos de idade completos no dia 1º de julho, sua recuperação foi motivo de festa entre os profissionais do Hospital de Campanha, que filmaram a despedida do hospital e o simpático agradecimento do sr. Harmindo.  “Obrigado a todos pelo cuidado, importante para a gente se recuperar logo”, disse o paciente, lúcido e tranquilo.

Tão emocionante quanto a recuperação de um paciente centenário foi a repercussão do vídeo nas redes sociais da Prefeitura. Parentes, amigos e vários profissionais de saúde fizeram questão de deixar registradas mensagens de alegria, esperança e gratidão.

Lindinalvo Félix, que atua como secretário de ala no Hospital de Campanha (cuidando da burocracia das internações) escreveu: “uma honra participar desse momento tão especial no Hospital de Campanha de São Caetano do Sul”. Ele conta que chegou a bater papo com o sr. Harmindo e se encantou com a simpatia do paciente. “Esta é a primeira vez que trabalho no setor de Saúde e é gratificante. Dá muito orgulho. Eu me doo de coração às pessoas que estão internadas lá”.

O médico Ricardo Carajeleascow, diretor do Complexo Hospitalar,  parabenizou o paciente e os profissionais que estão nessa “batalha diária”. Para ele, esses exemplos de superação “dão força para continuarmos executando esse trabalho”.

Amigos também se expressaram pelas redes sociais: “Parabéns, querido Harmindo, que amo muito, sempre alegre e esbanjando vigor. Parabéns a toda equipe médica e aos profissionais que têm cuidado com tanto carinho dos pacientes”, escreveu Sônia Barciella. “É um privilégio termos ele como amigo!”, disseram Patrícia Fazolin e Eliana Baptista, irmãs de fé do sr. Harmindo no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová. Conceição  Generoso Molina também escreveu: “Parabéns, irmão, que Jeová continue te abençoando sempre”.

Para a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, essas manifestações expressam o sentimento compartilhado por quem está na linha de frente da batalha contra o coronavírus: a certeza de que cada paciente tem uma história de vida única, de valor incalculável para sua família e comunidade.  “Todos os dias divulgamos números de novos casos, de pacientes recuperados, de óbitos. Mas atrás desses números estão pessoas, por quem os profissionais de saúde se dedicam todos os dias”, lembra a doutora. Que acrescenta: “continue cuidando de você e das pessoas que você ama. Cada vida é importante”.