Outubro Rosa: S.Caetano inicia atendimento para mulheres na Carreta Móvel
Prefeito Tite Campanella informou que Carreta estará em vários bairros durante o mês de outubro; Veja cronograma
Prefeito Tite Campanella informou que Carreta estará em vários bairros durante o mês de outubro; Veja cronograma
A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou nesta quarta-feira (06/10) o atendimento em livre demanda com exames para mulheres na Carreta Móvel de Saúde, que vai percorrer diversos espaços da cidade até o dia 4 de novembro. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Para ter acesso aos exames, a munícipe deve apresentar documento com foto e Cid Card ou Cartão São Caetano.
Até sábado (9/10) a carreta estará em frente ao Teatro Santos Dumont. “Os exames de prevenção são a única forma de ter acesso ao diagnóstico precoce de várias doenças. Estamos disponibilizando a carreta com diversos exames e esperamos que muitas mulheres procurem os serviços. O mês é delas e vamos trabalhar para que o Outubro Rosa seja um sucesso”, destacou o prefeito Tite Campanella.
O atendimento será realizado por equipe multidisciplinar, com 12 profissionais atuando por período. As mulheres terão à disposição exames como: ultrassom vaginal, ultrassom pélvico ou transvaginal, ultrassom de tireoide, ultrassom da mama, Papanicolau e Linda (plataforma para detecção precoce de lesões na mama, por meio de inteligência artificial e utilizando imagens térmicas).
“O maior foco das nossas ações é alertar as mulheres quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. O câncer de mama é o tipo de maior incidência e, segundo o Instituto Nacional de Câncer, continua sendo a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Sigolo.
O deputado estadual Thiago Auricchio também esteve no local, assim como vários vereadores, entre três mulheres: Sueli Nogueira, Magali Pinto e Thai Spinello. Thiago inclusive gravou um vídeo com as parlamentares falando sobre a importância a realização dos exames. “Essa campanha de conscientização é importante para falar sobre a prevenção e mostrar que quando se descobre algo no começo é mais fácil de resolver. Além disso, esse modelo de levar a carreta aos bairros é mais eficiente porque aproxima o serviço das moradoras”, afirmou o deputado.
Raquel Veloso de Oliveira, 38 anos, foi uma das primeiras a passar pela Carreta Móvel, no primeiro dia de atendimentos. “Achei maravilhoso poder fazer todos os exames no mesmo local. A última vez que fiz ultrassonografia das mamas foi há três anos e com a pandemia acabamos não fazendo os exames necessários”.
Angela Maria Dionísio, 64 anos, também aprovou o atendimento. “Há quatro anos fiquei viúva e parei de fazer exames de prevenção. Quando vi sobre a Carreta Móvel e a disponibilidade de exames sem marcação de consultas, pelas redes sociais da Prefeitura, vim verificar e me surpreendi com a agilidade”, destacou.
A Carreta Móvel estará em diversos pontos da cidade até o dia 4 de novembro.
Confira os locais:
6 a 9 de outubro – Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111 – Bairro Santa Paula)
10 de outubro – Praça dos Imigrantes (Avenida Presidente Kennedy – Bairro Olímpico)
11 a 16 de outubro – Praça Maria Salete Bento Cicaroni (Alameda São Caetano, 1.687 – Bairro Santa Maria)
17 de outubro – Praça dos Imigrantes
18 a 23 de outubro – Praça Cardeal Arcoverde (Centro)
24 de outubro – Praça dos Imigrantes
25 a 30 de outubro – EMEF Leandro Klein (Rua Prestes Maia, 100 – Bairro Nova Gerty)
31 de outubro – Praça dos Imigrantes
1 a 4 de novembro – Praça da Riqueza (Prosperidade)