VOLTAR
  • Política

Oswaldo Dias diz que cidade sem prefeito é ruim para a população de Mauá

Ex-prefeito e pré-candidato a deputado diz que falar em eleição municipal de 2020 é precoce, mas se coloca à disposição do partido

  • Oswaldo Dias é pré-candidato a deputado, mas dá sinais que está de olho também em 2020.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/07/2018
  • Compartilhar:

Ex-prefeito e pré-candidato a deputado diz que falar em eleição municipal de 2020 é precoce, mas se coloca à disposição do partido

oswaldo dias

Oswaldo Dias é pré-candidato a deputado, mas dá sinais que está de olho também em 2020. Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Mauá Oswaldo Dias (PT) e pré-candidato a deputado estadual acha que uma cidade sem prefeito é muito ruim para a população. O município é governado interinamente pela vice-prefeita Alaíde Damo (MDB), porque o prefeito eleito, Atila Jacomussi (PSB), foi afastado temporariamente do cargo. Atila foi preso em 9 de maio e solto somente em 15 de junho após um habeas corpus concedido por Gilmar Mendes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Atila é acusado de lavagem de dinheiro porque a Polícia Federal encontrou em sua residência R$ 87 mil e na do seu então secretário de Governo R$ 588,4 mil, além de 2,9 mil euros.

Eu só tenho a lastimar, ninguém deseja uma cidade sem prefeito. Isso é algo negativo para a cidade, principalmente quando têm de tomar decisões importantes”, afirmou o ex-prefeito. Seu partido pediu na Justiça a vacância do cargo, na semana passada, e aguarda um posicionamento do mandado de segurança.

Ao ser questionado se pretende ser candidato a prefeito nas eleições de 2020, Oswaldo Dias diz ser precoce discutir, mas não descartou a ideia. “A eleição de 2010 passa a ser discutida somente em 2019, um ano antes da eleição. Mas a gente sempre se coloca como um soldado do partido”, afirmou.

O ex-prefeito acrescentou que que, no momento, está focado em sua pré-candidatura a deputado estadual. O petista afirmou que o apoio ao seu projeto é praticamente unânime. “Estamos muito otimistas”, afirmou ao lembrar que a última eleição disputada como deputado foi em 2006, quando obteve 84,5 mil votos na corrida por uma vaga na Câmara Federal. Desse total de votos, 66 mil foram em Mauá.

Ao ser questionado sobre a pior crise vivida pelo PT, sendo que até o principal líder do partido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está preso, Oswaldo Dias acredita que a crise não envolve só o Partido dos Trabalhadores e sim toda a classe política no País. “Apesar de todas as críticas, as pesquisas têm mostrado que o nosso partido é o mais preferido entre todos, com quase 15% das intenções, sendo que as outras legendas ficam entre 4% e 5%”, concluiu Oswaldo Dias .