VOLTAR
  • Política

Osvaldo Misso: Amigos, familiares e políticos dão adeus ao secretário de Diadema

Velório ocorreu na Câmara de Diadema e sepultamento foi no Cemitério Memorial de Santo André

  • Amigos, familiares e políticos dão adeus ao secretário Osvaldo Misso.
    Foto: Divulgação/PDA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 29/01/2023
  • Compartilhar:

Velório ocorreu na Câmara de Diadema e sepultamento foi no Cemitério Memorial de Santo André

Osvaldo Misso.

Amigos, familiares e políticos dão adeus ao secretário Osvaldo Misso. Foto: Divulgação/PDA

Amigos, familiares e autoridades deram adeus neste domingo (29/01) ao secretário de Mobilidade e Transportes de Diadema, Oswaldo Misso, que faleceu neste sábado (28/09) devido a um câncer na laringe.  Houve muita comoção, pois Misso é muito querido na cidade, além ser reconhecido pelo seu profissionalismo.

Algumas autoridades foram até o velório realizado na Câmara. Entre os políticos estiveram o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o presidente do Legislativo da cidade, Orlando Vitoriano, e a vice-prefeita Paty Ferreira, além de vários vereadores e secretários municipais. O prefeito José de Filippi não compareceu por conta de problemas de saúde, mas em suas redes sociais fez uma homenagem ao secretário que era um de seus melhores amigos.

“Meu grande amigo partiu. Osvaldo, que sempre esteve ao meu lado nas vitórias e nas derrotas, que tanto fez por Diadema, nos deixou de maneira serena, característica que sempre marcou sua trajetória. Seu legado vai sempre ser lembrando e exaltado por todos nós. Meus profundos sentimentos à família, que Deus conforte o coração de vocês”, afirmou o prefeito.

O velório ocorreu das 9h30 até 13h, horário em que o corpo de Misso foi levado para Santo André onde foi sepultado no cemitério Memorial.

Ovaldo Misso e Filippi

Osvaldo Misso era um dos melhores amigos de Filippi. Foto: Divulgação

Legado

guns personagens têm sua história tão vinculada a uma cidade que é impossível falar de um sem mencionar do outro. Esse exemplo se encaixa perfeitamente na relação entre Diadema e o engenheiro Osvaldo Misso.

Paulistano nascido em 1953 e formado em Engenharia no Instituto Mauá de Tecnologia, Osvaldo Misso chegou em Diadema no fim dos anos 1980 para o Departamento de Obras. A convite do então diretor do setor, José de Filippi Júnior, Osvaldo Misso era chefe da Divisão do Departamento Pavimentação e Drenagem em um período no qual Diadema era um canteiro de obras. Literalmente.

Diadema deixava de ser uma cidade interiorana para se tornar o lar de milhares de trabalhadores que tentavam a sorte nas indústrias automotivas do ABCD Paulista. O volume de novos moradores era muito maior do que a capacidade de obras para acolher essas pessoas. Cabia ao Departamento de Obras, no qual Osvaldo Misso estava inserido, planejar a cidade.

Com Osvaldo Misso, Diadema ganhou Unidades Básicas de Saúde, escolas, ruas pavimentadas, núcleos habitacionais, centros culturais, ginásios esportivos. Certa vez, Misso deu entrevista a um jornal dizendo que Diadema tinha uma obra a 500 metros. Não era uma simples retórica política. O município estava em plena transformação.

José de Filippi Júnior foi eleito prefeito em 1992 e Misso, convidado a ser secretário de Obras. O ritmo imponente de intervenções em Diadema permaneceu. Novas escolas e UBSs, parques, urbanização, tudo passava por orientação de Osvaldo Misso. A intensidade do trabalho jamais tirou a doçura de Misso no tratar com a coisa pública e com os funcionários públicos.

Habilidade com a máquina pública e com as pessoas fez de Osvaldo Misso peça importante na gestão

A habilidade em gerir pessoas e entender o funcionamento da máquina pública fizeram de Osvaldo Misso uma figura indispensável na Prefeitura de Diadema. Não demorou para o engenheiro de formação acumular funções mais políticas e de gestão dentro da administração. Foi chefe de Gabinete, secretário de Governo e secretário de Saúde, com a mesma competência que empregou na Secretaria de Obras.

A relação de Misso e Diadema teve um breve hiato entre 2001 e 2005, quando ele foi nomeado pela então prefeita Marta Suplicy para comandar a Secretaria de Serviços e Obras em São Paulo. Em 2005, a relação foi restabelecida. Como secretário de Saúde, Osvaldo Misso voltou para liderar um projeto na área da saúde: o Quarteirão da Saúde, inaugurado em 2008, com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

osvaldo misso e lula

Osvaldo Misso, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Praça da Moça, em Diadema. Foto: Divulgação

Osvaldo Misso seguiu contribuindo com a construção de uma Diadema democrática, inclusiva, participativa e acolhedora. Foi chefe de Gabinete no mandato do prefeito Mário Reali, seu colega nos anos 80 daquele Departamento de Obras que revolucionou a cidade. A amizade e a confiança ali construídas se solidificaram ao longo dos anos.

osvaldo misso e Filippi

Osvaldo Misso foi secretário de Saúde na cidade. Foto: Divulgação/PDA

Em 2013, Misso voltou à Prefeitura de São Paulo. Primeiramente como chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde e, depois, como secretário adjunto de Infraestrutura Urbana e Obras do mandato do prefeito Fernando Haddad. Por lá ficou até 2016.

Quis o destino que as histórias de Osvaldo Misso e Diadema se cruzassem novamente em 2020. No quarto mandato de Filippi, Osvaldo Misso foi designado para chefiar o DLU (Departamento de Limpeza Urbana). Em 2022, foi nomeado secretário de Transportes e Mobilidade Urbana.

 Osvaldo Misso

Osvaldo Misso (camiseta verde), com a equipe da Secretaria de Transportes, durante agenda do Passe Domingão. Foto: Divulgação/PDA

Toda essa trajetória de ser um dos pilares da construção de Diadema só foi possível pelo alicerce familiar construído com Márcia Pelegrini, como Osvaldo Misso sempre fez questão de ressaltar. Com Márcia, Osvaldo teve dois filhos, Márcio e Lilian, um enteado, Henrique, e duas netas, Alice e Isabela. No coração de Osvaldo Misso, a família e Diadema tinham espaços cativos, juntamente com o Palmeiras.

Nos últimos anos, Osvaldo Misso lutou incansavelmente contra um câncer na região da laringe. Com apoio da família e dos amigos, enfrentou sessões de quimioterapia e radioterapia, tudo em meio à pandemia de Covid-19 e sem jamais perder a fé. A cada mensagem recebida, ele devolvia com palavras de otimismo em sua recuperação. Seguiu trabalhando na construção de uma Diadema melhor à frente da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana.

Osvaldo Misso ganhou, em 2006, o título de cidadão diademense. Mas Diadema sempre considerou Osvaldo Misso seu cidadão. Misso faleceu  neste sábado, aos 70 anos, completados no último dia 16 de janeiro.