O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, se reuniu na tarde desta segunda-feira (11/04), no gabinete do Paço, com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, e o diretor administrativo da entidade, Wellington Damasceno, em conjunto com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, e o adjunto de Coordenação Governamental, Fernando Longo, para tratar de agenda comum sobre o anúncio da montadora Toyota.
Tanto a Prefeitura quanto Sindicato dos Metalúrgicos decidiram, em consenso, buscar alternativas com a montadora para a não desmobilização e, consequente, fechamento da planta de São Bernardo. O prefeito deixou claro, durante o encontro, que não aceitou o que foi proposto pela companhia japonesa. De igual forma, o Sindicato pontuou que quer construir alternativas para manter a Toyota sediada em São Bernardo.
O Governo do Estado de São Paulo se prontificou, nesta segunda-feira, a acompanhar as negociações para a manutenção da montadora Toyota no Grande ABC.
O compromisso foi anunciado na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em uma agenda solicitada pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com participação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Durante a reunião, foi apresentado um documento solicitando a participação do Governo do Estado em um grupo que está sendo implementado para discutir a permanência da montadora na região.
A pasta estadual colocou ainda à disposição dos trabalhadores os programas de empregabilidade e atração de investimentos desenvolvidos por meio do Programa Polos de Desenvolvimento Econômico.
Participaram da reunião a subsecretária estadual de Competitividade de Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Perniciotti; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Aroaldo Oliveira da Silva; o diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno; e o secretário-executivo do Consórcio ABC, Orlando Faria.
O presidente da Agência de Desenvolvimento ressaltou a receptividade dos representantes do Estado. “Convidamos a secretaria para participar do grupo de trabalho para pensar as alternativas para a planta da Toyota em São Bernardo. A secretaria estadual sinalizou com sua participação e colocou à disposição todos os programas que desenvolve”, disse Aroaldo Oliveira.
O secretário-executivo do Consórcio ABC destacou a atuação da entidade regional nas negociações. “O colegiado de prefeitos também participa desta força-tarefa para manutenção da Toyota no Grande ABC, unindo forças com outras entidades representativas”, afirmou Orlando Faria.
Na última terça-feira (5/4), a Toyota anunciou que vai fechar a fábrica em São Bernardo do Campo. Inaugurada em 1962, a planta é a mais antiga do grupo no Brasil e a primeira da montadora fora do Japão. Atualmente, a unidade conta com aproximadamente 500 trabalhadores.
PAT de Ribeirão Pires atua nas dependências do Atende Fácil, localizado na Rua Capitão José…
Com 600 reais em compras, entre os dias 24 de abril e 11 de maio,…
Condutor do automóvel, identificado como estudante da faculdade FEI que retornava para casa, não resistiu…
Acidente envolvendo um caminhão e um veículo de passeio ocorreu na manhã deste sábado
Prefeito Marcelo Oliveira sancionou a lei com a nova denominação que faz referência ao ex-chefe…
Grave acidente na Rodovia Anchieta envolveu quatro veículos na madrugada deste sábado