Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Orlando Morando sanciona lei que denomina Hospital da Mulher de S.BC Emilia Battistin Marson

Emilia Battistin Marson foi escolhida para denominar este importante equipamento de Saúde pelo legado de união da família, dedicação ao próximo e ao bairro onde morava

Última atualização: 22/12/2024 23:45
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 22/12/2024
Compartilhar

Emilia Battistin Marson foi escolhida para denominar este importante equipamento de Saúde pelo legado de união da família, dedicação ao próximo e ao bairro onde morava

Prefeito Orlando Morando sanciona lei que denomina Hospital da Mulher de São Bernardo Emilia Battistin Marson
Prefeito Orlando Morando sanciona lei que denomina Hospital da Mulher de São Bernardo Emilia Battistin Marson. Foto: Divulgação

Em cumprimento à Lei 7.347, de 5 de dezembro de 2024, o Prefeito Orlando Morando denominou, neste domingo (22/12), o Hospital da Mulher de São Bernardo – Emilia Battistin Marson. A denominação do importante equipamento de Saúde do município, que traz vida nova, foi escolhida em homenagem pela contribuição dada à sociedade, pelo legado de união da família, dedicação ao próximo e ao bairro onde morava.

A cerimônia de denominação foi acompanhada pelos filhos, netos e demais familiares da homenageada. O chefe do Executivo estava com a esposa e deputada estadual, Carla Morando, os filhos Orlandinho e Antonella, a mãe, Catarina, filha da homenageada e os irmãos Márcia e Deiner. Para o prefeito Orlando Morando, o ato destaca o legado deixado pela avó. “Nada mais justo do que uma pessoa que simbolizada vida, união e alegria em nossas vidas, denominar o Hospital da Mulher de São Bernardo, que agora passa a se chamar Emilia Battistin Marson. Como prefeito, pouco me dediquei a nomear próprios públicos, me preocupei em entregar obras e equipamentos, especialmente os de Saúde, que são tão importantes para a população. Posso afirmar que, nesta área, deixei a cidade muito mais estruturada, foram cinco novos hospitais entregues”, declarou.

BIOGRAFIA

Emília Battistin Marson nasceu no dia 1º de janeiro de 1921 São Bernardo, onde residiu até seu falecimento. Neta dos imigrantes italianos Augustinho Battistini e Antônia Battistini, que em 1870 vieram colonizar o Brasil, era filha de sante Battistini e Maria Battistini, que foram dos primeiros colonizadores a se estabelecerem no município, onde erigiram a primeira capela no bairro Battistini, em 1877.

Em 1939, Emília casou-se com o Luís Marson, com quem teve os filhos Maria Marson Ventorini, Matilde Marson Bento, Artur Marson Neto, Alexandre Marson, Rubem Marson, Catarina Margarida Marson Morando, Carmen Marson Vinturini e Luiz Marson Filho. O marido Luís Marson faleceu precocemente com apenas 35 anos. Mesmo em meio a tantas dificuldades, Dona Emília em todo o tempo buscou acolher e ajudar ao próximo.

Faleceu em 19 de junho de 2018, aos 97 anos de idade, deixando o legado indelével, uma história de vida, de superação e fé, e a beleza de uma grande família com oito filhos, mais cinco genros e três noras, que lhe deram a alegria de vinte e sete netos e trinta e sete bisnetos, totalizando cento e três pessoas, fruto de seu amor e dedicação.

HOSPITAL DA MULHER

O Hospital da Mulher ocupa área de 14.920 m² e fica na Avenida Imperador Pedro II, 216, bairro Nova Petrópolis. A estrutura foi inaugurada em julho de 2023 para substituir o antigo Hospital Municipal Universitário. A unidade conta com 170 leitos, sendo cinco de UTI adulto e 25 de UTI neonatal. No total, o prédio conta com 11 andares, que abrigam o pronto atendimento de ginecologia e obstetrícia, centro cirúrgico, centro obstétrico, ambulatórios, unidade de terapia intensiva obstétrica, ginecológica e neonatal, Casa da Gestante, núcleo interno de regulação e estrutura para realização de exames laboratoriais (tomografia, mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, entre outros). O local conta ainda com refeitórios, vestiários, farmácia e anfiteatro com capacidade para 140 pessoas.

Tags:denominaçãoEmilia Battistin Marsonhospital da mulherOrlando Morandoprefeitosançãosão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior homem chuta viatura da GCM em Diadema Confusão entre moradores e GCM de Diadema termina em tensão na Favela Fumaça
Próximo artigo mulher que morreu em Ribeirão Pires Mulher morre após motorista embriagado colidir contra carro em Ribeirão Pires

Últimas notícias

Em ação no Sônia Maria, GCM Mauá recupera veículo furtado em São Caetano
Com placas sobrepostas, carro furtado em S.Caetano é recuperado pela GCM em Mauá
12/06/2025
Escola estadual no Jardim da Represa em São Bernardo fica sem diretor e é vandalizada
Escola estadual no Jardim da Represa em São Bernardo fica sem diretor e é vandalizada
12/06/2025
Mauá sedia etapa do Campeonato Paulista de Judô no próximo sábado
Mauá sedia etapa do Campeonato Paulista de Judô no próximo sábado
12/06/2025
Biblioteca de Ribeirão Pires indica obras literárias digitais e físicas para o Dia dos Namorados
Biblioteca de Ribeirão Pires indica obras literárias digitais e físicas para o Dia dos Namorados
12/06/2025
Prefeitura de São Bernardo promove leilão de veículos com isenção de taxas
Prefeitura de São Bernardo promove leilão de veículos com isenção de taxas
12/06/2025

Recomendadas

GCM de São Caetano desarticula esquema de clonagem de veículos e prende dois homens em flagrante
CidadesDestaque 1São Caetano

GCM de São Caetano desarticula esquema de clonagem de veículos e prende dupla

12/06/2025
Inauguração de Escola de Formação reconecta Cenforpe como ‘casa do educador’ de SBC
São BernardoCidades

Inauguração de Escola de Formação reconecta Cenforpe como ‘casa do educador’ de SBC

12/06/2025
Cachorra encontrada esfaqueada passa bem após ser encaminhado à Zoonoses de SBC
São BernardoEspaço Pet

Cachorra encontrada esfaqueada passa bem após ser encaminhado à Zoonoses de SBC

11/06/2025
Entrega do piscinão Jaboticabal é confirmada para dezembro
São BernardoPolíticaSão CaetanoSão Paulo

Entrega do piscinão Jaboticabal é confirmada para dezembro

12/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?