VOLTAR
  • Cidades
  • São Bernardo

Orlando Morando reforça segurança do Rudge Ramos com nova base da GCM

Base da GCM fica no largo da Igreja São João Batista, antigo posto da Polícia Militar; prazo para início das atividades é de 15 dias

  • Orlando Morando reforça segurança do Rudge Ramos com nova base da GCM.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 19/12/2023
  • Compartilhar:

Base da GCM fica no largo da Igreja São João Batista, antigo posto da Polícia Militar; prazo para início das atividades é de 15 dias

Base da GCM

Orlando Morando reforça segurança do Rudge Ramos com nova base da GCM. Foto: Divulgação

Em continuidade à política de investimentos em segurança urbana, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou nesta terça-feira (19/12) reforço no policiamento preventivo no Rudge Ramos. Trata-se de uma nova base de apoio – espaço antes utilizado pela Polícia Militar, em frente à Paróquia São João Batista. Por meio da Secretaria de Segurança Urbana, o espaço vai abrigar o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM), também com a utilização de bicicletas no auxílio ao patrulhamento.

“Teremos novamente aqui no Rudge a presença das forças de segurança – que hoje a GCM está integrada – além do monitoramento aéreo com os nossos drones. É mais segurança e tranquilidade para o comércio da região e também para os moradores, porque lugar de policiamento é na rua”, destacou o chefe do Executivo.

Orlando Morando e Base da GCM

“Teremos novamente aqui no Rudge a presença das forças de segurança – que hoje a GCM está integrada”, destacou Orlando Morando. Foto: Divulgação

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos, a base estará em pleno funcionamento dentro de 15 dias. “É mais um serviço de proteção à nossa população e um olhar contínuo para as regiões que sofrem com ações de bandidos em maior escala. Agradeço à administração por acolher prontamente nosso pedido de repassar à base para a GCM que tem feito um trabalho brilhante de prevenção nos bairros de São Bernardo”, comentou.

DRONES

Em outubro, a Guarda Civil Municipal passou a contar com drones, ampliando o monitoramento de segurança da cidade em pontos de maior incidência criminal, atuação na contenção de pancadões e festas irregulares, no apoio às viaturas de campo, bem como na vigilância das áreas de preservação ambiental, na segurança de grandes eventos e também no patrulhamento da Prainha do Riacho Grande e Parque Estoril.

MODERNIZAÇÃO

No decorrer do próximo ano, o Centro Integrado de Monitoramento (CIM) passará por um processo de modernização, ampliando o patrulhamento em vídeo em São Bernardo. “Vamos modernizar a nossa central de informações. Já temos um processo de licitação em andamento e, quando ele estiver implementado, as imagens dos drones serão integradas às imagens das 400 câmeras que já fazem o monitoramento da cidade”, acrescentou o prefeito Orlando Morando.

ESTRUTURA

A GCM de São Bernardo conta com estrutura composta por seis inspetorias regionais, duas bases especializadas (Romu e Guarda Ambiental), Centro Integrado de Monitoramento (CIM), Centro de Formação em Segurança Urbana, Corregedoria Geral, Centro de Operações Integradas (COI) em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, além de base almoxarifado e serviço de vigilância na Prefeitura.