Nova tecnologia digital, entre as mais avançadas do mundo, demandou investimento da ordem de R$ 9 milhões; ferramenta amplia segurança e qualidade na comunicação da corporação
A Prefeitura de São Bernardo entregou, nesta segunda-feira (23/12), um novo e moderno sistema de comunicação digital via rádio para a Guarda Civil Municipal (GCM). A implantação da tecnologia, entre as mais avançadas do mundo, demandou investimento da ordem de R$ 9 milhões. Denominado Tetra Digital, o novo sistema permite transmissões criptografadas de voz e dados, garantindo total segurança da rede de rádio e qualidade superior de áudio, além de integração com os demais setores de urgência e emergência do município, como SAMU, Defesa Civil e Departamento de Trânsito.
A ferramenta conta com quatro equipamentos de repetição e conectividade de alto desempenho (torres de transmissão), instaladas em pontos estratégicos, que cobrirão todo o território do município, além de 262 rádios portáteis, 80 rádios móveis e 18 estações fixas (para as bases da GCM). Além disso, a rede de rádio digital oferece sistema de gravação digital ininterrupta de todas as transmissões, sistema de gerenciamento de emergência, chamadas em grupo e GPS.
Para o prefeito Orlando Morando, a tecnologia tem de ser aliada à segurança urbana para o combate ao crime e ampliação da sensação de segurança na cidade. “Mais um investimento importante para fortalecer o trabalho da nossa GCM, que tem o segundo maior efetivo do Estado (com 1.038 profissionais, atrás apenas da Capital). Podemos dizer que nossa missão foi cumprida nesses oito anos, deixando a nossa GCM mais moderna, com novos equipamentos, veículos e armamentos, além do efetivo valorizado”, diz.
Conforme explica o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, coronel Carlos Alberto dos Santos, o novo sistema substituirá o rádio analógico em uso há 24 anos pela GCM. “Estamos implementando uma tecnologia que está entre as mais avançados do mundo, o Sistema Tetra Digital, sendo amplamente utilizado na Europa, Ásia, Oriente Médio e América do Sul. Isso vai facilitar e qualificar o trabalho dos nossos agentes. É um sistema voltado para operações críticas típicas da segurança pública, onde a operação não tolera interferências, comprometimentos ou desligamentos imprevistos”, destaca.
INVESTIMENTO CONTÍNUO
Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo vem intensificando os investimentos na Pasta de Segurança Urbana e na Guarda Civil Municipal. Foram entregues novos coletes de proteção, o que dispõem de tecnologia mais segura, e armas semiautomáticas, além da reestruturação das bases e capacitação de agentes. Além disso, está em fase final de obras a nova e moderna Central de Monitoramento no Paço Municipal, equipamento que funcionará 24 horas por dia reunindo serviços de segurança urbana, trânsito, saúde e Defesa Civil.