Orlando Morando faz homenagem a paratleta de São Bernardo, ouro em Paris
Medalhista no Jogos Paralímpicos, judoca Rebeca Silva, de 23 anos, participou de agenda na qual recebeu brasão da cidade de São Bernardo
Medalhista no Jogos Paralímpicos, judoca Rebeca Silva, de 23 anos, participou de agenda na qual recebeu brasão da cidade de São Bernardo
Em agenda promovida na sede do Executivo, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, realizou homenagem nesta segunda-feira (4/11) à judoca Rebeca Silva, ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Nascida e radicada em São Bernardo, a medalhista, de 23 anos, foi a grande protagonista do encontro, no qual recebeu das mãos do chefe do Paço Municipal um brasão da cidade, em reverência concedida a personalidades locais.
Com trajetória que inclui treinamento no Crec Vila Marlene, Rebeca registrou o título, principal da carreira até agora, na categoria acima de 70 kg (classe J2, baixa visão). Na decisão da competição internacional, ela, em sua estreia nos Jogos, venceu a cubana Sheyla Hernandez, por ippon. A conquista garantiu a oitava medalha do judô brasileiro nos Jogos de 2024, a quarta de ouro, além de contribuir para o melhor desempenho do País na história do torneio, superando os números alcançados em Tóquio (2021).
“Começamos a semana em enorme estilo, numa agenda que, para nós, é uma satisfação, dando o mérito e felicitações à nossa paratleta Rebeca Silva, campeã, ouro nos Jogos de Paris deste ano e oriunda de São Bernardo. Uma medalha que trouxe emoção ao País. Mais do que o título, ela tem uma linda trajetória e inspira milhares de outros jovens no esporte, com toda a sua garra e determinação. Um orgulho para a nossa cidade”, salientou o chefe do Executivo municipal.
Rebeca frisou ser uma alegria “representar São Bernardo” pelo Brasil afora. “É uma honra estar aqui, um prazer representar a cidade cada vez mais. Indo para fora, fazendo o nome, trazer visibilidade. Essa medalha é muito importante para mim, para todos que fazem parte de São Bernardo e se sentem felizes com o resultado. Só tenho a agradecer (pela homenagem)”, pontuou a paratleta.
O encontro do prefeito Orlando Morando com Rebeca Silva se deu na presença também do técnico Carlos Hayashida e do vereador Mauricio Cardozo, que tem ligação com o esporte de São Bernardo.
CONQUISTAS
Além do ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris, a judoca Rebeca Silva coleciona grandes conquistas na carreira, como prata no Grand Prix de Almada 2024 (Portugal), bronze no Parapan-Americanos de Santiago 2023, bronze no Mundial de Baku 2022, ouro no Pan-Americano do Canadá 2022, prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, ouro na Copa do Mundo IBSA 2018 (Cazaquistão) e ouro no Campeonato das Américas 2018 (Canadá) e 2017 (São Paulo).