VOLTAR
  • Cidades

Orlando Morando entrega novo prédio para instalações da base do G.O.E

Chefe do Executivo oficializou cessão do sétimo de espaço para abrigar departamento da Polícia Civil

  • Orlando Morando entrega novo prédio para instalações da base do G.O.E.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 13/09/2022
  • Compartilhar:

Chefe do Executivo oficializou cessão do sétimo de espaço para abrigar departamento da Polícia Civil

prefeito Orlando Morando no GOE

Orlando Morando entrega novo prédio para instalações da base do G.O.E. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou um novo prédio que abrigará mais um equipamento da Polícia Civil paulista, desta vez a nova sede da base do G.O.E (Grupo de Operações Especiais). A cerimônia de cessão de uso do espaço à instituição ocorreu na manhã desta terça-feira (13/9) e contou com a presença de dezenas de autoridades municipais e da cúpula das três forças de segurança.

A permissão para o uso do prédio, localizado no bairro Baeta Neves, endossa o compromisso da atual gestão em contribuir com o Estado na estruturação das forças de segurança e consequentemente no combate à criminalidade no município. “Desde que assumimos, entregamos outros prédios para as Polícias Civil e Militar abrigarem suas delegacias e batalhões, estruturamos a GCM (Guarda Civil Municipal), com novo armamento, novas bases e equiparamos os salários dos guardas aos dos policiais. Temos feito um empenho enorme para enfrentar o crime. Mas ainda assim sabemos que não é suficiente, pois temos legislações frágeis que acabam favorecendo o criminoso”, ressaltou o prefeito, ao defender reformas no Código de Processo Penal que evitem a impunidade.

O novo prédio do G.O.E é um amplo espaço e um dos mais sofisticados e preparados para a realização dos trabalhos do órgão, que é um braço da Polícia Civil responsável pelo enfrentamento aos crimes contra a vida e contra o patrimônio. O imóvel possui três alojamentos; academia; base de treinamento tático; auditório; oficina de manutenção, além de uma garagem e o setor administrativo.

prefeito Orlando Morando no GOE

Orlando Morando oficializou cessão do sétimo de espaço para abrigar departamento da Polícia Civil. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

INVESTIMENTOS

O prédio do G.O.E passou por diversas melhorias: foram feitas a restauração do passeio (30 metros de calçada), reforma de bocas de lobo e um muro de fechamento de três metros de altura. Ao todo, a Prefeitura investiu R$ 31,2 mil nas intervenções.

É o sétimo equipamento entregue pela administração municipal à Polícia Civil. Integram esta lista a DDM (Delegacia da Mulher), no Jardim do Mar; o 4º DP (Riacho Grande); a Dicma (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes Contra o Meio Ambiente), a Delegacia de Proteção ao Idoso, o DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais) e, mais recentemente, o 6º DP, na região da Vila São Pedro, além do COI (Centro de Operações Integradas), equipamento que reúne as instalações das três forças de segurança (GCM e as Polícias Civil e Militar).

Participaram da solenidade desta terça-feira o delegado seccional de São Bernardo, Ronaldo Tossunian; o delegado diretor do Demacro, Luis Augusto Castilho Storni; o comandante da PM no Grande ABC, o tenente coronel Marcelo Gonçalves Gaspar, além do delegado titular do DEIC, Miguel Ferreira da Silva, e o nosso secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.