VOLTAR
  • Cidades

Orlando Morando e secretário de Doria vistoriam obras do programa Pró-Billings 

Ação foi no canteiro da intervenção, que vai coletar 100% do esgoto do Grande Alvarenga a partir de 2023

  • Orlando Morando e secretário de Doria vistoriam obras do programa Pró-Billings.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/08/2020
  • Compartilhar:

Ação foi no canteiro da intervenção, que vai coletar 100% do esgoto do Grande Alvarenga a partir de 2023

 

Orlando Morando e secretário de Doria vistoriam obras do programa Pró-Billings. Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vistoriou, nesta terça-feira (25/08), as obras do programa Pró-Billings. Trata-se de umas das maiores intervenções feitas pela Sabesp que irá tratar 100% do esgoto do Grande Alvarenga, reduzindo em 700 metros cúbicos o volume de materiais despejados mensalmente na Represa Billings. A ação foi acompanhada pelo secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. Antes, eles vistoriaram uma das estações elevatórias para bombeamento de esgoto já concluída, no Parque Bandeirantes.

“O saneamento básico é essencial. Ter a água tratada, coleta e tratamento de esgoto levam à melhoria da qualidade de vida da população. É um conjunto de medidas que tem o objetivo de preservar o meio ambiente, prevenir doenças e promover a saúde. Com o Pró-Billings, estamos trabalhando para recuperar o manancial da Represa Billings. Esse serviço representa o tratamento e a coleta de esgoto de um terço de nossa cidade, com 70 mil famílias do Grande Alvarenga”, destacou o prefeito.

Secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido ressaltou a magnitude da obra. “Este projeto atende uma das maiores cidades do Estado de São Paulo. O ganho com este programa será enorme, não apenas para o Meio Ambiente, mas para toda a população. Investir no saneamento básico é cuidar da saúde de todos os cidadãos”, afirmou o titular da Pasta.

PRÓ-BILLINGS – O programa Pró-Billings é executado pela Sabesp e tem investimento de R$ 133 milhões. Com previsão de término em 2023, trata-se de uma das maiores obras de saneamento básico do Estado. As intervenções preveem a construção de estações elevatórias de esgotos de pequeno porte, estações elevatórias de médio porte, linhas de recalque, condutos forçados, redes coletoras de esgotos, ligações domiciliares e coletores-tronco para exportação dos esgotos até o tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto do ABC (ETE ABC).

Entre os bairros atendidos estão: Parque Imigrantes, Jardim Laura, Las Palmas,  Los Angeles, Pinheirinho e Represa, Alvarenga, Bairro dos Casas, Batistini, Cama Patente, Comodoro,  Divineia,  Jardim  Alvorada,  Jardim  Campestre, Jardim Castelo Branco,  Jardim  Central,  Jardim Cláudia, Jardim Detroit, Jardim do Lago, Jardim Ipanema, Jardim Ipê, Jardim Marco Polo, Jardim Nova Patente, Jardim São  Jorge,  Jardim Senhor do Bonfim, Jardim Skaff, Jardim Thelma, Lavras, Luiz  Marçon,  Nossa  Casa,  Nossa  Terra, Nosso Lar, Pantanal, Parque das Flores,  Parque  Esmeralda,  Parque Espacial, Parque Havaí, Parque Veneza, Peixoto,  Parque Bandeirantes, Sítio Bom Jesus, União e Força, Vila Bosque, Vila Carminha, Vila Norma, Vila Nova, Vila Nova Jardim, Vila Santa Mônica e Vila Vitória.