VOLTAR
  • Economia

Orlando Morando é premiado “Prefeito Empreendedor” do Sebrae-SP

Prefeitura recebeu prêmio da instituição estadual pelo programa “Qualifica e Empreende 1000 MEI’s”, que expandiu o empreendedorismo no município

  • Prefeito recebe prêmio da instituição estadual pelo programa “Qualifica e Empreende 1000 MEI’s”, que expandiu o empreendedorismo no município.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Redação
  • Publicado em: 22/05/2019
  • Compartilhar:

Prefeitura recebeu prêmio da instituição estadual pelo programa “Qualifica e Empreende 1000 MEI’s”, que expandiu o empreendedorismo no município

 

Prefeito recebe prêmio da instituição estadual pelo programa “Qualifica e Empreende 1000 MEI’s”, que expandiu o empreendedorismo no município. Foto: Divulgação/PSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, recebeu o prêmio “Prefeito Empreendedor” do Sebrae-SP, na categoria “Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual”, pelo programa “Qualifica e Empreende 1000 MEI’s”. Criada em 2017, a iniciativa surgiu com o objetivo de formalizar e/ou qualificar 1000 microempreendedores ao ano. O chefe do Executivo ganhou o selo da instituição na categoria “Políticas Públicas para o Desenvolvimento de Pequenos Negócios”.

Em linha com uma plataforma de governo que fomente novos negócios e potencialize o desenvolvimento econômico, a iniciativa de São Bernardo foi lançada logo no primeiro ano de gestão para resgatar o potencial de trabalho no município, mesmo em meio a crise econômica no País.

Foi no momento mais difícil que pensamos em não nos acomodarmos com a questão da crise. Havia muito desemprego e muita desesperança. Grande parte das pessoas partem para o empreendedorismo pela necessidade, não por vocação. Com tudo isso, o programa se encaixou e pegou no município, pois trouxe o resultado e a capacitação que muitos não esperavam”, disse o prefeito, durante premiação realizada no Memorial da America Latina, nesta terça-feira (21/05).

Uma das premissas do programa era o de formalizar e/ou qualificar 1000 empreendedores ao ano. Entretanto, esta meta foi superada gerando muito mais que isso. Os resultados apresentados pela cidade foram exitosas e seguem gradativas. Em 2017 foram formalizadas 3.359 empresas, em 2018, 4.650; e até março deste ano, 776. Neste período soma-se 8.785 aberturas de MEI’s.

 

FORTALECIMENTO

São Bernardo tem fortalecido as ações deste programa por meio da Sala do Empreendedor. De 2017 até março de 2019, os atendimentos chegaram a 17.830, oferecendo cursos pela Prefeitura e por parceiros como o Sebrae. Esta gestão também tem feito ações pioneiras no Estado em prol do empreendedor como a instituição do lvará de Funcionamento dos MEI’s através do Alvará Domiciliar em Tramite e a regulamentar a Sala do Empreendedor, ambas em tramitação.

PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR

O Prêmio “Prefeito Empreendedor” é destinado aos prefeitos de todo o Estado de São Paulo que tenham implementado projetos de estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico sustentável do município.