VOLTAR
  • Política
  • São Bernardo

Orlando Morando e Filippi são reconhecidos com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança

São Bernardo foi a única cidade com população acima de 500 mil habitantes premiada em todo o Estado de São Paulo; ação valoriza implantação de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes

  • Orlando Morando e Filippi são reconhecidos com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 14/06/2024
  • Compartilhar:

São Bernardo foi a única cidade com população acima de 500 mil habitantes premiada em todo o Estado de São Paulo; ação valoriza implantação de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes

Orlando Morando e Filippi são reconhecidos com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança

Orlando Morando é reconhecido com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança. Foto: Divulgação

Em reconhecimento ao trabalho realizado em São Bernardo para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes em áreas diversas, como educação, saúde, assistência social e cultura, o prefeito Orlando Morando recebeu, nesta quarta-feira (12/06), o Prêmio Prefeito Amigo da Criança. O município foi o único com população acima de 500 mil habitantes premiado em todo o Estado de São Paulo e está entre as 100 cidades brasileiras condecoradas na sétima edição do programa.

A condecoração da Fundação Abrinq avaliou os avanços promovidos nas políticas públicas e nos indicadores municipais destinados ao público infanto-juvenil no período entre 2021 e 2024. Entre os destaques de São Bernardo estão a ampliação da oferta de vagas em creche e fim da fila de espera, cenário possível graças, entre outras medidas, ao Programa Atender Mais, que vem expandindo a parceria com o terceiro setor para o atendimento de crianças de zero a 3 anos.

“Temos feito um trabalho responsável e preocupado com a população como um todo, mas, sem dúvida, nossa prioridade tem sido as crianças e os adolescentes. E isso passa por oferecer uma saúde de qualidade e integral, assistência e uma rede de apoio e proteção, em especial para aquelas em situação de vulnerabilidade, uma educação inclusiva e que forma cidadãos, além de acesso à cultura, esporte e lazer. Investir na criança é investir no futuro de São Bernardo”, ressalta o chefe do Executivo Municipal.

O avanço do Programa Educar Mais, que vem ampliando a educação em tempo integral na cidade, também está entre as políticas públicas municipais que colaboraram para o recebimento do prêmio. A ação oferece jornada de nove horas diárias, quatro refeições, e currículo diferenciado para propiciar múltiplas oportunidades de aprendizagem por meio do acesso à cultura, à arte, ao esporte, à ciência e à tecnologia. Na área da Saúde, vale ressaltar a importância do Projeto Acolhendo, um encontro entre o bebê e seus responsáveis com representantes da comunidade e que visa tanto a promoção da saúde e de uma infância mais segura e feliz quanto o fortalecimento de vínculos.

A premiação também levou em conta a criação do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (Lei Nº 7248, de 16 de outubro de 2023), que estabelece as prioridades de atuação e as ações a serem desenvolvidas no decênio 2023-2033; além do fortalecimento dos conselhos municipais: CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e Conselho Tutelar, e todo o trabalho voltado ao atendimento das vítimas ou testemunhas de violência.

A adesão de São Bernardo ao Programa Prefeito Amigo da Criança foi realizada em 17 de agosto de 2021, explica a secretária de Educação de São Bernardo, Sílvia Donnini, coordenadora geral da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Programa Prefeito Amigo da Criança. “Essa premiação é resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde 2017, voltado à promoção de vidas saudáveis, educação de qualidade e proteção em

situações de risco”, ressalta.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa Prefeito Amigo da Criança foi criado em 1996 para apoiar tecnicamente os prefeitos e prefeitas na implementação de ações e políticas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes. Dos 100 prefeitos reconhecidos na sétima edição da premiação, 58 são do Nordeste, 22 do Sudeste, 10 do Sul, oito do Norte e dois da região Centro-Oeste.

Diadema

O prefeito Filippi ganhou o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, realizado desde 1996 pela Fundação Abrinq e que reconhece boas políticas públicas para o avanço da educação no Brasil

Filippi ganha Prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Filippi ganha Prêmio Prefeito Amigo da Criança. Foto: Divulgação

De 1.376 municípios que manifestaram formalmente interesse em concorrer ao prêmio, somente 100 foram condecoradas – Diadema entre elas. A premiação é organizada a cada quatro anos, justamente por avaliar as políticas públicas ao longo das gestões municipais.

“Estou muito feliz e agradeço a confiança e o trabalho da Fundação Abrinq. Nós aderimos ao Programa Prefeito Amigo da Criança no início do meu mandato, em 2021, como forma de mobilizar nossa equipe para a promoção de ações que efetivamente fizessem a diferença no processo de ensino em Diadema. E o Prêmio Prefeito Amigo da Criança consolida uma série de programas que vem trazendo avanços e consolidando políticas de Estado no nosso município”, disse o prefeito Filippi.

Desde o início do governo Filippi, várias foram as ações na área da Educação que vão desde as reformas estruturais dos colégios, por meio do Escola Bem Cuidada, e do olhar da saúde dos estudantes, com o Lentes do Saber, ao incentivo da formação de cidadãos conscientes para o futuro, como o Grêmio Curumim e o Diadema de Dandara e Piatã, que leva para salas de aula atividades de combate ao racismo. Outro destaque é a construção do primeiro CEU de Diadema, a maior obra educacional da história da cidade.

“Esse prêmio precisa ser compartilhado com todas as crianças, as mamães e todos os adolescentes que são objetivo e razão das nossas políticas públicas. Também agradecer aos servidores, aos professores, aos agentes da Secretaria de Educação, mas também de várias secretarias integradas no planejamento e no trabalho que trouxe o reconhecimento que Diadema é, efetivamente, uma cidade que investe na infância, na adolescência e na educação, buscando uma cidade melhor”, pontuou Filippi.

A vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, acompanhou o prefeito Filippi na cerimônia em Brasília por ter coordenado as ações do governo no Programa Prefeito Amigo da Criança. “É uma honraria muito grande para nossa cidade. Criamos políticas públicas junto com várias secretarias, o que demonstra como essa gestão é forte e integrada”, comentou Patty. A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Inês Maria, também acompanhou a solenidade.

Presidente da Abrinq, Synésio Batista da Costa elogiou o prefeito Filippi. “Tem feito um trabalho muito bom, apostando nos melhores indicadores para a criança. É uma receita imbatível”.

O deputado federal Alfredinho (PT) acompanhou o prefeito Filippi na solenidade e ressaltou o compromisso do governo com a Educação. “Mostra como o prefeito Filippi vem investindo nas crianças de Diadema. Sabemos que Diadema é uma cidade de população carente, mas são com políticas como as que o prefeito Filippi adota que a realidade vem mudando para melhor todos os dias.”